• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/10/2011
Últimas Notícias

Inscrições para o programa Rede Ensino Médio Técnico terminam hoje, dia 20

As inscrições podem ser feitas no portal da Secretaria da Educação até as 14h desta quinta-feira Termina hoje, 20 de outubro, às 14h, o prazo de inscrições para a Rede […]

As inscrições podem ser feitas no portal da Secretaria da Educação até as 14h desta quinta-feira

Termina hoje, 20 de outubro, às 14h, o prazo de inscrições para a Rede Ensino Médio Técnico, da Secretaria de Estado da Educação. Lançado em julho deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, o programa tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. Nessa primeira etapa, são oferecidas 31 mil vagas para alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de 245 instituições de educação profissional habilitadas em 95 municípios. Mais de 35 mil estudantes já se inscreveram em todo o Estado.

Os interessados podem se cadastrar no portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br), que também dispõe da relação dos cursos ofertados. Como o número de inscritos superou o de vagas, os alunos serão escolhidos por meio de sorteio, que será realizado em 21 de outubro, às 16h, no auditório da Secretaria da Educação, respeitando a distribuição proporcional a todas as regiões.

O aluno selecionado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública. São oferecidos 433 cursos no total, que contemplam 58 áreas de formação técnica, em diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre vários outros. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas. As aulas devem ter início em novembro.

Para fevereiro de 2012, está previsto um novo edital de credenciamento, que possibilitará a oferta de mais 125 mil vagas. A expectativa é que as novas turmas possam dar início aos cursos já no começo do segundo semestre. A meta para 2014 é beneficiar cerca de 450 mil estudantes do Ensino Médio.