Mais interatividade nas escolas

Tecnologia acessível para alunos da rede

Desde 2008, as salas do programa Acessa Escola oferecem acesso a computadores e à internet para alunos, equipe escolar e comunidade. São cerca de 71.299 mil computadores distribuídos nas 4.234 salas das escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o Estado.

A visão da Secretaria da Educação é atender alunos, professores, servidores e participantes de programas e projetos da rede, inclusive aos finais de semana, com os recursos das TICs, mediante o uso racional das salas de informática disponíveis, estimulando o uso das tecnologias como recurso pedagógico para professores e alunos desenvolverem as habilidades e as competências previstas no currículo. Este ambiente é o principal meio de acesso aos recursos digitais disponibilizados por programas como Currículo+ e Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais).

O Acessa Escola busca atender aos objetivos da política educacional paulista e às novas necessidades da Rede de Ensino. Hoje, o programa oferece três opções de dinâmica de abertura e de fechamento das salas, de acordo os turnos de funcionamento das escolas.

Cada unidade escolar pode optar por uma dinâmica de abertura e fechamento das salas, tendo sempre um responsável pela sala em cada um dos turnos.

Dinâmica de uso das salas

Dinâmica 1: os responsáveis abrem e fecham a sala do Acessa Escola concomitantemente à abertura e fechamento da escola.

Dinâmica 2: os responsáveis abrem e fecham a sala do Acessa Escola de acordo com a uma agenda de uso estabelecida na escola ou sempre que houver demanda por parte de professores e alunos.

Dinâmica 3: qualquer professor da unidade escolar (articulado com os responsáveis) abre e fecha a sala do Acessa Escola de acordo com a uma agenda de uso estabelecida na escola ou sempre que houver demanda de uso por professores.

Sempre que a dinâmica ou os responsáveis pelas salas forem alterados, a escola deve atualizar seu perfil no site.

Demandas descritas de acordo com o Artigo 5º da Resolução SE 17, de 31-3-2015 que dispõe sobre o Programa Acessa Escola, instituído pela Resolução SE 37, de 25-04-2008.

4.234 escolas participantes
71.299 mil computadores
atualizado em Setembro/2017

Currículo+

Currículo+

A plataforma Currículo+ disponibiliza conteúdos digitais, como vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores, áudios e infográficos, articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe pedagógica da Secretaria da Educação.

Aventuras Currículo+

Aventuras Currículo+

O Aventuras Currículo+, instituído pela Resolução SE 11, de 17-3-2015, é um dos projetos da Secretaria da Educação para apoiar os professores na recuperação das aprendizagens dos alunos, por meio de situações de aprendizagem que utilizam a estratégia de gameficação e de conteúdos e/ou objetos digitais de aprendizagem.

Evesp

Evesp

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo tem como objetivo oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação totalmente online. Os cursos da EVESP são concebidos a partir das necessidades e das demandas dos alunos da Rede de Ensino e da legislação educacional vigente.

->

Mais vídeos

Últimas Notícias