Mais interatividade nas escolas

Professores utilizam as salas de informática do programa Acessa Escola

Desde 2008, as salas do programa Acessa Escola oferecem acesso a computadores e à internet para alunos, equipe escolar e comunidade. São cerca de 71.299 mil computadores distribuídos nas 4.234 salas das escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o Estado.

A visão da Secretaria da Educação é atender alunos, professores, servidores e participantes de programas e projetos da rede, inclusive aos finais de semana, com os recursos das TICs, mediante o uso racional das salas de informática disponíveis, estimulando o uso das tecnologias como recurso pedagógico para professores e alunos desenvolverem as habilidades e as competências previstas no currículo. Este ambiente é o principal meio de acesso aos recursos digitais disponibilizados por programas como Currículo+ e Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais).

Nos últimos anos, o Acessa Escola passou por um processo de ressignificação, a fim de atender aos objetivos da política educacional paulista e às novas necessidades da Rede de Ensino. Hoje, o programa oferece três opções de dinâmica de abertura e de fechamento das salas, tendo em vista os turnos de funcionamento das escolas.

Cada unidade escolar pode optar por uma dinâmica de abertura e fechamento das salas, tendo sempre um responsável pela sala em cada um dos turnos.

Conforme Resolução SE 17, de 31-03-2015, as salas de informática do Acessa Escola contam ainda com um novo sistema operacional. Essas alterações facilitam ainda mais que milhares de usuários façam uso contínuo das salas de informática do programa Acessa Escola.

Tela interativa

Os computadores das salas do programa Acessa Escola possuem uma tela interativa, que permite aos alunos e professores terem maior facilidade de acesso aos projetos e programas da Educação, bem como a ferramentas operacionais e de gestão.

Acessa Escola

Dinâmica de uso das salas

Dinâmica 1: os responsáveis abrem e fecham a sala do Acessa Escola concomitantemente à abertura e fechamento da escola.

Dinâmica 2: os responsáveis abrem e fecham a sala do Acessa Escola de acordo com a uma agenda de uso estabelecida na escola ou sempre que houver demanda por parte de professores e alunos.

Dinâmica 3: qualquer professor da unidade escolar (articulado com os responsáveis) abre e fecha a sala do Acessa Escola de acordo com a uma agenda de uso estabelecida na escola ou sempre que houver demanda de uso por professores.

Sempre que a dinâmica ou os responsáveis pelas salas forem alterados, a escola deve atualizar seu perfil no site.

Demandas descritas de acordo com o Artigo 5º da Resolução SE 17, de 31-3-2015 que dispõe sobre o Programa Acessa Escola, instituído pela Resolução SE 37, de 25-04-2008.

4.234 escolas participantes
71.299 mil computadores
Mais de 18 mil horas de utilização em 2015
atualizado em abril de 2016

Currículo+

Currículo+

A plataforma Currículo+ disponibiliza conteúdos digitais, como vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores, áudios e infográficos, articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe pedagógica da Secretaria da Educação.

Aventuras Currículo+

Aventuras Currículo+

O Aventuras Currículo+, instituído pela Resolução SE 11, de 17-3-2015, é um dos projetos da Secretaria da Educação para apoiar os professores na recuperação das aprendizagens dos alunos, por meio de situações de aprendizagem que utilizam a estratégia de gameficação e de conteúdos e/ou objetos digitais de aprendizagem.

Evesp

Evesp

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo tem como objetivo oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação totalmente online. Os cursos da EVESP são concebidos a partir das necessidades e das demandas dos alunos da Rede de Ensino e da legislação educacional vigente.

Mais vídeos

Últimas Notícias