• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/07/2017
Crédito: A2 Fotografia / Gilberto Marques
Agenda do secretário

Educação conta história de patronos e apresenta a evolução da escrita no Festival do Japão

Evento aconteceu na Expo Imigrantes; essa foi a primeira participação da Educação

De 7 a 9 de julho aconteceu em São Paulo o 20º Festival do Japão, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Pela primeira vez, a Secretaria da Educação participou da festa e levou ao público, por meio da atuação da equipe do CRE Mario Covas/EFAP, a exposição “Histórias e Memórias da Escola Pública do Estado de São Paulo”. Com isso, 16 escolas que têm como patrono pessoas de origem japonesa tiveram a oportunidade de divulgar a pesquisa sobre as histórias dos patronos expostas em banners. O secretário José Renato Nalini visitou o estande da Educação e andou pelo pavimento para conferir outras atrações do evento.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foram convidadas para compor o estande da Educação as Diretorias de Ensino de Suzano, de Mogi das Cruzes, Norte 2 e Leste 4. Para fazer parte da exposição, alguns critérios foram definidos, como participar das orientações do Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio; desenvolver algum movimento cultural com o Japão (festas tradicionais, cidade-irmã etc.); e (para as DEs) apresentar um número considerável de unidades escolares com denominação que remetam à cultura japonesa.

Segundo Mickael Nunes dos Santos, diretor pedagógico da DE Mogi das Cruzes, foi “uma honra participar desse festival. Nossa região tem uma colônia japonesa muito forte. Nós temos três escolas com patronos japoneses. Esperamos também participar o ano que vem!”

Dentre as propostas da exposição, o destaque ficou na possibilidade de interagir com o público, à medida que os visitantes observavam fotos retratando a rotina escolar, ou as carteiras antigas da Escola Caetano de Campos e, até mesmo, uma vitrine que apresentou uma linha do tempo sobre a evolução dos objetos da escrita. No estande também ficou disponível uma carteira antiga em que os visitantes puderam sentar e tirar fotografias.

Maria Cristina Noguerol Catalano, diretora do Centro de Memória e Acervo Histórico/CRE Mario Covas, afirma que “os alunos ficaram empolgados e alguns tiraram fotos na frente do banner.” Segundo ela, “é muito bacana, porque a escola se mobilizou para fazer a pesquisa sobre a história do patrono. E estar num Festival tão importante para eles também é marcante”, completa.

O objetivo da Pasta é que a exposição contribua para a divulgação da história da educação pública paulista, com ênfase na preservação do patrimônio histórico.

Sobre o Festival do Japão

O Festival do Japão, que atualmente é considerado o maior evento da cultura japonesa do mundo, foi realizado pela primeira vez em 1998, como forma de se comemorar os 90 anos da imigração japonesa no Brasil. O objetivo era divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

De 1998 a 2001, o Festival do Japão foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e até o ano de 2004, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. Em 2005, a partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o Festival do Japão foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, atual São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na Zona Sul de São Paulo.

Anualmente, a festividade apresenta atividades diferenciadas, além de novidades, curiosidades gastronômicas, tecnologia e dicas de saúde e bem-estar. Diversas entidades e instituições públicas e privadas do Brasil e do Japão participam do Festival, o que possibilita a integração e o intercâmbio de informações.

A KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), realizadora do evento, mantém vivo o espírito inicial que norteou a criação do Festival: a divulgação da cultura e das tradições japonesas e o apoio às entidades assistenciais, mantendo o caráter de um evento beneficente, sem fins lucrativos.