terça-feira, 11/07/2017
Crédito: A2img / Mastrangelo Reino
Agenda do secretário

FDE realiza reunião sobre a participação dos municípios nas Atas de Registro de Preço

Orientação técnica aconteceu nesta terça (11) e reuniu prefeitos e subsecretários de municípios

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (11) uma nova forma de comprar insumos para as escolas estaduais e municipais. Participaram da reunião para orientação técnica, na sede da Educação, o secretário da pasta, José Renato Nalini, o presidente da FDE, João Cury, prefeitos e subsecretários de municípios do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O diretor de projetos especiais da FDE, Antonio Henrique Filho, explicou que o Decreto nº 62.517, instituído em março, vai facilitar o processo de compra dos municípios e também reduzir o preço final dos produtos comprados pelo estado. “Nós começamos a a utilizar o sistema de Registro de Preços com um grande objetivo, que é a economia de escala”.

A FDE, portanto, passa a ser o órgão gerenciador das atas de registro de preço e responsável, entre outras coisas, pela preparação de editais, negociação dos preços e capacitação dos diretores de escolas. Outro serviço oferecido pela Fundação é o fornecimento de um site com informações gerenciais de controle de gastos (a rede de suprimentos, já em uso pelas Diretorias de Ensino do Estado).

“Todos os prefeitos, subsecretários e educadores presentes reagiram muito bem e ficaram surpresos porque eles sabem o que isso representa não somente termos de economia de custos, mas também de economia de processos, de risco e de burocracia. Esse é um movimento emblemático que muda a visão de gestores públicos em relação às compras governamentais e provoca uma união de esforços na área da educação”, disse o presidente da FDE, João Cury.

Até o momento, 200 prefeituras já aderiram ao convênio. O objetivo é que esta nova forma de trabalhar facilite os processos de compra e reduza o preço final dos produtos.

Atualizada em 13/07/2017 às 16h35