Mapeamento da Educação

Pesquisa que aponta o cenário da educação básica envolve mais de 3,5 milhões da rede estadual paulista

O Censo Escolar é uma pesquisa de âmbito nacional, realizada todos os anos, sobre a quantidade de alunos matriculados, rendimento e evasão escolar.

São 11,9 milhões de alunos inseridos na pesquisa em todo o País. Nesse cenário, o Estado de São Paulo corresponde a 36% do total de matrículas no Brasil, com cerca de 3,5 milhões de alunos frequentando, no ensino regular, as mais de cinco mil escolas estaduais paulistas.

As 91 diretorias regionais de ensino estão envolvidas na articulação das informações com as unidades da rede, além de escolas municipais e particulares, que oferecem todas as etapas da escolaridade - Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Os dados coletados são transferidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os números se unem aos resultados do SAEB e Prova Brasil para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Infográfico mostrando informações e números sobre o programa Censo

Últimas Notícias