• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/03/2006
Últimas Notícias

Contato direto com a comunidade faz parte do planejamento escolar em Ourinhos

Educadores conversaram com pais e conheceram um pouco mais sobre o que esperam da escola Ir além dos muros da escola, caminhar ao ar livre, estar em contato com a […]

Educadores conversaram com pais e conheceram um pouco mais sobre o que esperam da escola

Ir além dos muros da escola, caminhar ao ar livre, estar em contato com a comunidade. A atividade, aparentemente banal para muitos, foi uma das etapas do trabalho de planejamento da Escola Estadual Josepha Cubas da Silva, em Ourinhos, no interior do Estado, este mês. O principal objetivo era fazer com que os novos professores da escola conhecessem a realidade com a qual iriam trabalhar.

Durante o passeio eles puderam não só conhecer os pais, os alunos e a comunidade mas também as condições econômicas, o estilo de vida e as expectativas deles, além de saber como anda a imagem da escola no bairro. Tudo para planejar ações concretas.

Expectativa

O contato com a comunidade revelou os sonhos dos pais em relação ao futuro dos filhos. Enquanto a dona de casa Elza, mãe de Deivid, do 3º ano do ensino médio, e Diego, da 8ª série, deseja que pelo menos um deles faça faculdade de Matemática, Maria de Lourdes, mãe da Franciele, de outra classe de 8ª série, espera que a filha seja chamada pela Associação Mirim de Ourinhos.

A caminhada teve momentos de descontração como na visita à casa de Paola e Paloma. Paulo, o pai das meninas, brincou com os visitantes. “Nunca recebi tanta gente importante na minha casa e quero aproveitar para oferecer um queijo fresco que é uma delícia, experimentem”.

Valeu a pena

De acordo com os professores, o cansaço no final da caminhada trouxe junto à sensação de que a atividade valeu a pena, e de que eles estão no rumo certo para tornar realidade a chamada Escola Cidadã, ou seja, identificada com os valores da emancipação humana.