A Coordenadoria

Coordenadoria

Implementar e gerenciar ações educacionais que norteiem o ensino nas escolas da rede estadual e a formação dos profissionais do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo formam a base das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Reorganizada após a reestruturação da Educação em 2011, a CGEB é formada pela Assistência Técnica do Coordenador (ATCGEB), Núcleo de Apoio Administrativo (ACGEB), Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB) e o Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula (DGREM).

O DEGEB se divide em sete centros e dois núcleos de trabalho que respondem pela articulação estratégica do provimento de recursos pedagógicos e didáticos para programas que incidem nos conteúdos aplicados aos alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e educação inclusiva. Neste departamento, por exemplo, é desenvolvido o Caderno do Aluno e o Caderno do Professor, e coordenados os cursos da Escola de Programas Virtuais (EVESP).

Composto por quatro centros, o DGREM é o responsável pela organização estatística da CGEB. Por este departamento são delimitados os dados para formação de classes no período de atribuição de aulas e matrícula de alunos.

Junto com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato da Costa” (EFAP) a CGEB ainda gerencia os cursos destinados a educadores e gestores escolar do Quadro do Magistério.