Centro de Atendimento Especializado

CAESP

O atendimento especializado aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, indígenas, quilombolas e outros públicos são o foco do trabalho do Centro de Atendimento Especializado (CAESP).

O Centro é formado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), voltado à educação especial, e Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), responsável pelos outros grupos de alunos que necessitem de atenção e recursos didáticos específicos, como Educação Quilombola ou alunos em privação de liberdade e em cumprimento de medida socioeducativa.

Sua equipe também discute o estabelecimento de políticas públicas para o desenvolvimento de materiais pedagógicos e até novos convênios para garantir que normas técnicas de acessibilidade sejam seguidas. Por meio do CAPE, por exemplo, os títulos didáticos desenvolvidos pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (CEFAI) e Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação Profissional (CEFAF) são adaptados para o Braille, caracteres ampliados e digital.