Exames de Certificação

Pauta fotográfica com alunos da Educação Jovens e Adultos, EJA, na E.E. Caramuru

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade correta podem conquistar o certificado de conclusão dessas etapas da escolaridade por meio de diversos cursos e avaliações. Entre eles estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Saiba mais sobre cada uma dessas opções:

Encceja

O exame, que é oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos, é exclusivamente voltado para a conclusão do Ensino Fundamental. A avaliação é aplicada anualmente pelo Inep.

– Confira o comunicado sobre a certificação

Aqueles que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado ainda poderão solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas por meio da EJA ou em um CEEJA.

– Acesse o site do Encceja

Enem

Os jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio podem fazê-lo por meio do Enem. No momento da inscrição, os candidatos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado dessa etapa devem assinalar essa opção. A avaliação é aplicada anualmente pelo Inep.

-Confira o comunicado sobre a certificação

– Acesse aqui para solicitar seu certificado

Os candidatos que não conquistarem a nota exigida para obter o certificado poderão solicitar o atestado de conclusão parcial. As demais disciplinas também podem ser concluídas por meio da EJA e CEEJA.

– Acesse o site do Enem