Indicadores e Avaliações

foto-indicadores-escolares

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), desenvolve ações para acompanhar os avanços da educação básica paulista. As informações colhidas são utilizadas para orientar novas políticas e garantir a constante melhoria na qualidade do ensino.

Saresp

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma prova aplicada com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista.

Alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação, sendo que as disciplinas que integram o exame variam de acordo com a etapa da escolaridade.

– Acesse aqui a página do Saresp

Idesp

O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Criado em 2007, o índice estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.

Os objetivos de cada escola são traçados levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp e o fluxo escolar de cada ciclo. Por esse motivo, a unidade escolar terá uma meta diferente para cada ciclo que oferecer.

Acesse aqui a página do Idesp