A educação paulista entre as melhores do mundo

Iniciativa propõe pacto com a sociedade para tornar a educação paulista uma das melhores do mundo

O programa Educação – Compromisso de São Paulo, iniciado em 2011, estabelece um pacto com a sociedade em prol da educação. Entre suas principais metas, o programa pretende fazer com que a rede estadual paulista figure entre os 25 melhores sistemas de educação do mundo nas medições internacionais, além de posicionar a carreira de professor entre as dez mais desejadas do Estado.

O programa foi construído em conjunto com educadores e funcionários da rede estadual paulista. Ao longo de encontro com milhares de profissionais que atuam diariamente na rotina de escolas e salas de aula, formatou-se uma proposta com base nas demandas e anseios dos educadores.

O programa está estruturado em cinco pilares, que nortearam o foco de atuação, a criação de novos projetos e as demais ações da Secretaria da Educação ao longo da gestão.

Infográfico mostrando os cinco pilares do qualidade da educação paulista

Valorização do capital humano

Com o objetivo de valorizar e investir no capital humano, aumentando a atratividade da carreira de professor, diversas medidas foram colocadas em prática. Uma política salarial inédita garantiu aumento de 45% nos vencimentos, entre 2011 e 2014. Além disso, foram realizados novas convocações e concursos para aumentar o quadro de funcionários, entre eles o maior certame da história da Educação paulista, para viabilizar a contratação de 59 mil novos professores.

Gestão pedagógica

O segundo pilar trata do aprimoramento da gestão pedagógica da rede com foco nos alunos. Dentro dessa estratégia, programas com bons resultados, como o Ler e Escrever, foram mantidos ou ampliados. Em uma ação pioneira, São Paulo ganhou uma nova meta de alfabetização, que estabelece que os estudantes saibam ler e escrever já aos sete anos. Novas ferramentas, como a Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), foram criadas.

Educação Integral

Esse pilar tem como objetivo lançar as bases de um novo modelo de escola e uma nova carreira do magistério. Foi lançado o novo modelo de Escola de Tempo Integral, com uma proposta inovadora que foca na formação de jovens protagonistas. Nesse modelo, os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e, para isso, recebem gratificação de 75% sobre o salário base. Outras ações que garantem jornada ampliada de estudos também estão em andamento, como o Vence e os Centros de Línguas.

Gestão organizacional e financeira

Com o quarto pilar, a Secretaria estabeleceu a meta de viabilizar mecanismos organizacionais e financeiros, estabelecendo instrumentos de fomento e desenvolvimento da Educação. Entre as ações desenvolvidas dentro dessa proposta está o aumento dos recursos repassados para a merenda escolar, os novos investimentos em transporte escolar e a ampliação do programa Acessa Escola e o Creche Escola, iniciativa que visa ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.

Mobilização da sociedade

A premissa do quinto e último pilar é o engajamento de toda a sociedade para a promoção de uma educação de qualidade. Com essa finalidade, o programa Escola da Família, presente em 2,3 mil escolas estaduais, foi uma das ferramentas utilizadas para receber pais e comunidade dentro das unidades de ensino. A interação com os servidores e os mais de quatro milhões de alunos da rede e suas famílias ganhou novos canais, como as páginas da Educação no Twitter, Facebook e no Youtube.

Mais vídeos

Últimas Notícias