• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/11/2013
Concursos

Consulte as orientações para prova do concurso para professores, que acontece dia 17

Orientações para mais de 322 mil candidatos podem ser conferidas aqui no Portal da Educação

Já estão disponíveis para consulta as orientações para a prova do concurso que selecionará 59 mil novos professores para a rede estadual de ensino paulista. As informações para os mais de 322 mil candidatos que farão o exame no próximo dia 17 de novembro foram divulgadas no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (7).

– Confira aqui o edital de convocação na íntegra

O exame é uma das etapas do certame. Os locais da prova, que será aplicada nos municípios que abrigam as sedes das 91 diretorias de ensino do Estado, já podem ser consultados.

– Confira aqui o seu local de prova

No momento da consulta, o candidato também terá acesso ao Cartão de Informação. O educador deverá imprimir essa ficha com seus dados de inscrição para ter em mãos no dia da prova, junto de um documento de identificação.

Exame

A avaliação será dividida em duas provas, com conteúdo referente à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina. A parte pedagógica, composta por 50 questões objetivas e duas questões dissertativas, será aplicada pela manhã, das 8h às 12h.

No período da tarde, das 14h às 16h, será realizada a avaliação de conhecimentos específicos, composta por 30 questões objetivas, tendo como referência o conteúdo exclusivo para cada disciplina. Os candidatos inscritos em duas disciplinas terão até às 18h para concluir a segunda etapa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além do exame, o processo seletivo também é composto por uma avaliação de títulos. Todas as informações sobre a participação estão no edital, publicado no Diário Oficial, que também traz informações complementares sobre o envio dos documentos.

– Confira aqui o edital do concurso

– Confira aqui o edital complementar

– Acesse aqui as instruções especiais para os candidatos

– Acesse aqui a retificação das instruções especiais

Referências bibliográficas

Já estão disponíveis para a consulta dos candidatos as referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas no concurso. Acesse aqui a resolução.   

Podem participar do certame os professores de Educação Básica II, ou seja, aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os educadores devem lecionar disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou atuar nas áreas da Educação Especial.

Jornada

Os candidatos interessados em participar do certame poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira delas, a jornada reduzida, é composta por 9 aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas por semana. O número de aulas poderá ser ampliado nas atribuições de aulas. Saiba mais sobre a política salarial da Educação aqui.

Chamamento

No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Vale destacar que, desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes. Com a abertura do novo concurso, serão 93 mil professores ingressando na rede estadual apenas nesta gestão.

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

*Atualizada em 13/11, às 14h09