sexta-feira, 01/11/2013
Concursos

Resultado de pedidos de candidatos com deficiência ao concurso será divulgado dia 7

Candidatos que fizeram essas solicitações poderão consultar resultado preliminar no site da FGV

A Educação divulgou as datas previstas para a divulgação da lista de pedidos deferidos com relação ao atendimento especial e para os candidatos que solicitaram concorrer às vagas destinadas para pessoas com deficiência no concurso que selecionará 59 mil professores para as escolas estaduais paulistas.

A divulgação preliminar para esses casos será realizada no dia 7 de novembro. O período para que os candidatos apresentem recursos em caso de indeferimento vai até o dia 8. A divulgação da relação final dos pedidos deferidos acontece no dia 12 do mesmo mês. Os candidatos poderão acompanhar o resultado de seus pedidos no site da Fundação Getúlio Vargas. Veja aqui o comunicado da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) na íntegra.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O concurso recebeu 322,7 mil inscritos, um recorde em comparação ao último certame, em 2010, quando foram registradas 260 mil inscrições. O número de 2013 representa um aumento de 24,1% no total de cadastros.

– Confira aqui o edital do concurso

– Confira aqui o edital complementar

– Acesse aqui as instruções especiais para os candidatos

– Acesse aqui a retificação das instruções especiais

Podem participar do certame os professores de Educação Básica II, ou seja, aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os educadores devem lecionar disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou atuar nas áreas da Educação Especial.

Prova

O concurso para 59 mil professores acontecerá em duas etapas. A primeira delas é o exame, previsto para o dia 17 de novembro. Em seguida, será realizada a avaliação dos títulos dos candidatos.

O exame será aplicado nos município-sede das 91 diretorias de ensino, distribuídas pelo Estado. O local para a realização da prova deve ser indicado no momento da inscrição. As vagas também serão disponibilizadas regionalmente, por isso cada candidato deveria indicar pelo menos uma região onde gostaria de trabalhar. Os órgãos regionais, municípios e bairros abrangidos podem ser consultados no edital.

A avaliação, que será composta por 80 questões objetivas e duas dissertativas, deve acontecer em dois períodos, divididos para avaliação de conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos.

Já estão disponíveis para a consulta dos candidatos as referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas. Acesse aqui a resolução.

Jornada

Os candidatos interessados em participar do certame poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira delas, a jornada reduzida, é composta por 9 aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas por semana. O número de aulas poderá ser ampliado nas atribuições de aulas. Saiba mais sobre a política salarial da Educação aqui.

Chamamento

No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Vale destacar que, desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes. Com a abertura do novo concurso, serão 93 mil professores ingressando na rede estadual apenas nesta gestão.

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.