Boas Práticas

  Boas Práticas 

Nessa seção, divulgamos Boas Práticas da rede relacionadas ao Grêmio, à Gestão Escolar e ao MMR, com o intuito de valorizarmos as ações positivas que já estão sendo implementadas no estado, estimular que se repliquem e incentivar que outras Boas Práticas sejam idealizadas e efetivadas.

Para inscrever uma Boa Prática da sua escola, clique aqui.

Comunicação e engajamento com Professores 

  • Realização das ATPC via videoconferência, com disponibilização do material , por meio do Google Drive e Google Forms , para resposta das atividades

Diretoria de Ensino: Itapevi 

Escola: E.E. Amador Aguiar

Ação Detalhada: As ATPC estão ocorrendo por meio do Google Drive , em que as atividades são enviadas aos professores ,de acordo com a área de conhecimento e respondidas.

A devolutiva e a interatividade com os professores acontecem por meio de videoconferência.

  • Uso integrado das plataformas digitais – Google Sala de Aula, Grupos Google, Canal no Youtube e grupo no Whatsapp – para formação de professores na elaboração de aulas virtuais.

Diretoria de Ensino: Campinas Leste 

Escola: E.E. Dr. Mário Natividade – Ensino Integral

Ação Detalhada: 

A Coordenação Pedagógica preparou e viabilizou um fórum no “Grupos do Google”, uma sala de aula no “Google Sala de Aula”, um canal “Youtube” e um grupo no “WhatsApp” para a formação continuada dos Professores, sobre o uso das tecnologias digitais, para o preparo e disponibilização de videoaulas aos estudantes. Gradativamente, as atividades são disponibilizadas para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas pelos professores, bem como para a experimentação das ferramentas digitais. Por meio do “Youtube”, as videoaulas são postadas para orientar os professores quanto às atividades realizadas na sala de aula virtual. Dúvidas e esclarecimentos sobre as atividades são sanados por meio da plataforma “Google Sala de Aula” e o grupo de “WhatsApp”. Semanalmente, são disponibilizadas as orientações e as atividades aos estudantes bem como as propostas de rotinas/ hábitos de estudos. O resultado disso foi que os professores que já produziam videoaulas enriqueceram seus conhecimentos sobre as ferramentas digitais, interagindo produtivamente com os estudantes. 

Links para saber mais: Canal do Coordenador (João Cavoto) , Canal de professoras –  MarianaAngélica e Marina

  • Criação de um site pela Diretoria de Ensino de São Carlos no qual disponibilizou diversas ações , entre elas o Espaço de Convivência que é um canal de comunicação em que todos da comunidade escolar participam por meio da criação de seus posts(histórias, fotos, opiniões, sugestões e dúvidas).

Diretoria de Ensino: São Carlos

Ação detalhada: 

A equipe da Diretoria de Ensino de São Carlos criou um site em que professores e equipe gestora postaram as atividades que serão realizadas pelos estudantes, no período de restrição das atividades presenciais. O site foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, de forma que todos os alunos tomassem conhecimento e acessassem buscando as atividades que devem realizar nesse período. Vale destacar o Espaço de Convivência está sendo uma grande ferramenta de apoio social, emocional, cultural e educacional nesse momento de isolamento.

No Mural de Recados, que é voltado para facilitar a comunicação, já há várias participações e vídeos de incentivo aos estudos, professores deixando suas mensagens aos seus estudantes e seus relatos contando sobre suas rotinas de estudos, conscientizações sobre a pandemia COVID-19 e noções de higiene para evitá-la.

Outra maneira de incentivo ao estudo são as sugestões de jogos educacionais, Jogo dos 7 erros, discorrem sobre Manda Letra, Jogo da Sustentabilidade, entre outras dezenas de jogos disponibilizados por meio de conteúdo próprio e de parcerias com as universidades USP e UFSCAR, uma forma divertida e lúdica de estudar. Além disso, o site também contém outros espaços como desafios educacionais, divulgação de cursos a distância e um vasto material para download.

Várias pessoas interagem através dos Fóruns de discussão, realizados pelos PCNP do Núcleo Pedagógico e convidados que assuntos relacionados à educação como: Discussão sobre Arte e Matemática, Adaptação Curricular, Como gravar e editar um vídeo no celular, Expedição Literária, Educação Ambiental, Astronomia, História da Matemática.

Em síntese, o objetivo do site Conet@dos São Carlos é ser uma ferramenta de apoio ao estudo, facilitar a comunicação entre a comunidade, fazendo assim com que todos os estudantes realizem atividades escolares para que não fiquem ociosos, gerando aprendizagem nesse difícil momento.

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Comunicação e Engajamento com as famílias 

  • Garantir orientações dos estudos em casa tendo como contato direto os pais.

Diretoria de Ensino: Apiai

Unidade Escolar: E.E. Profª Therezinha Saccomano Passaro

Ação detalhada: 

Para cada turma foi organizado um grupo de WhatsApp com os pais dos alunos, onde são disponibilizados recados e direcionamentos específicos,  no o período de suspensão das aulas. O Professor Coordenador encaminha uma vez por semana as atividades de todos os professores para que os pais acompanhem a realização pelos filhos. O prazo de entrega é de uma semana, quando é disponibilizado novas atividades. O envio das atividades realizadas é feito por WhatsApp diretamente ao  Professor, para que o mesmo possa registrar, bem como estar à disposição dos pais para dúvidas e apoio na realização das atividades enviadas. Para os pais que avisaram não ter recurso tecnológico disponível, foram adaptadas e enviadas as atividades impressas. 

  • Construção de Google Site contendo todas as atividades dos Professores a serem executadas em casa e posteriormente entregues na escola. 

Diretoria de Ensino: Piracicaba

Unidade Escolar: E.E. Profª Esmeralda Soares Ferraz

Ação detalhada: 

O site está recebendo as atividades dos Professores, e está dividido em semanas e turmas, além da divisão em Eletivas, Diversificadas e Base Comum. O objetivo é fornecer a todos os alunos o acesso às atividades já que um único link pode ser enviado a todos os alunos via redes sociais e programas de comunicação (Whatsapp e/ou Telegram). Ao longo do período irão manter o site atualizado com material de apoio aos pais, dicas sobre a pandemia do COVID-19 e as Resoluções – como forma de mitigar os efeitos nocivos das fake news.

Para saber mais, acesse aqui. 

Comunicação e engajamento das diretorias com suas escolas 

  • Elaboração de vídeos para auxiliar os Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos

Diretoria de Ensino: Sul 1 

Ação detalhada: 

A Diretoria de Ensino Sul 1, tendo em vista a publicação do Decreto 64.862 de 13 de março de 2020, que estabelece em seu artigo 2º a suspensão de aulas, e considerando o momento de isolamento social para prevenção de contágio do COVID-19, informou as Unidades Escolares sobre a necessidade de potencializar a aprendizagem através da metacognição, juntamente com os Parceiros da Educação , para tanto será disponibilizado acesso gratuito a todos(as) os(as) professores(as) e alunos(as) em algumas plataformas educacionais.

Para apresentar essas ferramentas e outros documentos orientadores, o Núcleo Pedagógico da DER Sul 1 elaborou alguns vídeos explicativos.

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  • Elaboração de Google Classroom para Professores Coordenadores e site Google e Google com seções para alunos e professores, contendo sugestões de materiais e vídeos tutoriais de autoria do NPE.

Diretoria de Ensino: Pirassununga 

Ação detalhada:  

Através do Google Classroom, a Diretoria de Ensino (DE) está compartilhando materiais de interesse do Professor Coordenador e atividades para engajá-los no planejamento de ações que sejam eficazes no atendimento ao estudante em condição de isolamento social.

Ademais, a DE de Pirassununga solicitou, para suas Unidades Escolares, o compartilhamento das práticas exitosas no atendimento ao estudante. Esta atividade de compartilhamento foi proposta antes da demanda da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) com o mesmo propósito.

Já através do site, o Núcleo Pedagógico (NPE) elaborou um material para amplo acesso: Professores, pais e alunos. Contém sugestão de materiais, documentos oficiais, livros em formato PDF, tutoriais para o uso de ferramentas digitais (de autoria própria do NPE), etc. O objetivo é disseminar novas possibilidade de estudo perante a demanda do momento em que passamos, atividades on-line para os estudantes, página de compartilhamento de boas práticas das escolas e links para suas redes sociais deixando, após essa crise, mais esse recurso para comunicação entre o Núcleo Pedagógico e toda a comunidade escolar.

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  • Trabalho pautado nas Competências Socioemocionais através dos seus respectivos Diretores e Gerentes de Organização Escolar 

Diretoria de Ensino: São Vicente

Ação detalhada: 

Através das redes sociais, principalmente grupos de Whatsapp específico (com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Diretores, Supervisores, Goes e equipe técnica interna da Diretoria ), bem como na página da Diretoria de Ensino de São Vicente no Facebook onde o acesso dos pais, alunos e comunidade é efetivado, a Diretoria de Ensino de São Vicente vem desenvolvendo um trabalho pautado nas Competências Socioemocionais, tão importante nos dias atuais e imprescindível nessa fase de isolamento social. 

A visão humanizada, a valorização do profissional em suas diversas competências, o apoio do suporte pedagógico através dos Supervisores de Ensino engajados à causa e de toda Equipe Técnica dos Núcleos de Trabalho Interno da Desvi, vem sendo de suma importância principalmente para o equilíbrio emocional dos representantes escolares (Diretores, Gerentes, Professores Coordenadores). A fim de garantir isso, busca-se uma  comunicação eficaz através dos grupos de orientação por Whatsapp das escolas;  na replicabilidade das boas práticas da rede Seduc/SP e na disponibilização de material on-line aos docentes por link no Facebook; na motivação da continuidade das ações por teletrabalho, no revezamento do trabalho presencial e na força do pertencimento e na segurança na fala e atuação da Dirigente Regional de Ensino.

O diferencial vem através do exemplo das lideranças onde o que prevalece é o cuidar com respeito ao ser humano profissional e a razoabilidade na continuidade do trabalho eficaz mesmo diante das limitações do momento, conforme filosofia de trabalho também aplicada e refletida através da atuação da Seduc/SP.

  • Boas práticas de aulas remotas voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Diretoria de Ensino: Osasco

Ação detalhada: 

Essa boa prática faz parte de uma ação realizada pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Osasco que visa a articulação para a implementação da legislação ERER (Leis 10.639/03 e 11.645/08) nas Escolas jurisdicionadas à esta Diretoria de Ensino.

O trabalho, coordenado pela PCNP Carolina Ribeiro – interlocutora regional da ERER nas escolas estaduais de Osasco – reúne uma série de ações pedagógicas a serem articuladas pelas(os) interlocutoras(es) da ERER nas escolas da Diretoria de Osasco. O grupo de interlocutoras(es) define, no início de todo ano letivo, planos de ação a serem executados nas suas escolas de origem e, como interlocutores em suas escolas, mobilizam e mediam ações de ERER com toda equipe de professoras(es) daquela unidade escolar.

A boa prática aqui apresentada foi realizada pela interlocutora da ERER na EE Antonio Carlos da Trindade, Professora Damares Souza Silva, e contou com a participação da Professora Carla Moreno Matheus e da Professora Maria Gilma Teles da Sílva Cruz. Todas elas lecionam a disciplina de Língua Portuguesa para 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental nessa unidade escolar.

O trabalho, realizado no mês de maio de 2020, tem como referência os resultados da aplicação da última ADE de Língua Portuguesa para 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. A partir de tais resultados, foram desenvolvidos planos de aula focados no desenvolvimento das habilidades das questões que apresentaram um menor número de acertos nessas turmas. A prática consistiu na elaboração de atividades de Língua Portuguesa voltadas para a recuperação de tais habilidades.

Para saber mais, acesse aqui.

Comunicação e engajamento com os alunos

  • Divulgação de materiais e atividades on-line com cronograma e elaboração de um pequeno vídeo com fotos, dos alunos estudando, enviadas pelos pais para a gestão da escola 

Diretoria de Ensino: Limeira

Unidade escolar: E.E. Brasil

Ação detalhada: 

A implementação foi realizada de acordo com os passos descritos abaixo:

1º) Formação dos Professores via internet no dia 14/03;

2º) Formação dos Professores presencialmente no dia 16/03;

3º) Elaboração das atividades a serem entregues aos alunos por disciplina;

4º) Entrega do cronograma de atividades e materiais de apoio aos alunos e pais;

5º) Disponibilização de todos os contatos de Whatsapp dos Professores aos líderes de turma;

6º) Criação de um grupo de líderes de sala com Professores para sanar eventuais dúvidas;

7º) Criação de turmas no Google Sala de Aula para postagem de atividades;

8º) Desenvolvimento das atividades por parte dos alunos e monitoramento diário dos Professores;

9º) Entrega das atividades via e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula, dentre outros;

11º) Elaboração de videoaulas por parte de alguns professores;

10º) Devolutiva das atividades via internet e posteriormente de forma presencial.

Acesse o vídeo elaborado pela escola aqui

  •  Fotografia: Arte & História 

Diretoria de Ensino: Avaré

Unidade escolar: E.E. Abílio Raposo Ferraz Júnior

Ação detalhada:

Vivemos em um mundo de formas e imagens onde a fotografia hoje é a mais comum. Elas estão presentes em nosso cotidiano. São fontes importantes de informação, registro e, também forma de expressão artística. Por meio da análise e produção de fotografias aperfeiçoaremos o olhar crítico e artístico.

O trabalho passará por conceitos conectados à leitura de imagens e à interpretação de textos, proporcionando aos alunos um novo olhar para os recursos que possuem, como por exemplo o celular, utilizado frequentemente como máquina fotográfica e redes sociais.

Motivar o aluno a ter um olhar mais atento as imagens e consequentemente ao mundo que o cerca, como, também, mostrar as consequências do mau uso de imagens (fotografias). Possibilitar o desenvolvimento do olhar artístico do aluno, tendo a fotografia como suporte para essa expressão.

Aulas expositivas dialogadas, com apoio de material iconográfico (fotografias) e produção de material iconográfico (fotografias, páginas em redes sociais com o tema, entre outros), com a utilização de computadores, celulares (dos próprios alunos), sala multimídia e impressões (imagens). Para mais informações:PLANO COMPLETO DA ELETIVA

  • Interação e construção de metodologia para continuidade dos estudos

Diretoria de Ensino: Jacareí

Unidade escolar: CEEJA de Santa Isabel

Ação detalhada:

O presente artigo tem por objetivo divulgar práticas de estratégicas pedagógicas que viabilizaram frequência, rendimento e responsabilidade dos alunos, professores e equipe gestora. A metodologia explicada no corpo do artigo é aplicada por todos os professores do CEEJA. Como resultados e discussões, a metodologia abordada conseguiu atingir a maior número de alunos já que nosso público-alvo é de idade acima dos 18 anos.

As atividades de cada volume dos materiais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foram desenvolvidas por meio da ferramenta Google Forms e entregues aos estudantes por meio de grupo de WhatsApp. Para mais informações acesse aqui

Comunicação e engajamento por iniciativa dos grêmios

  • Elaboração de um  vídeo para divulgar a existência do grupo de estudos criado na página oficial da escola no Facebook para publicação de atividades pedagógicas e interação de alunos, pais, Professores e gestão da escola.

Diretoria de Ensino: Americana

Unidade Escolar: E.E. Geraldo de Oliveira

Para assistir o vídeo acesse aqui

Outras ações da gestão escolar 

  • Entrega de material didático e gibis para alunos da escola que moram em zona rural, sem acesso à internet – estudos delivery

Diretoria de Ensino: Miracatu

Unidade Escolar: E.E.Bairro Jairê

Ação Detalhada: 

Com a intenção de levar conteúdos pedagógicos para que todas as crianças tivessem acesso aos estudos domiciliares, a EE Bairro Jairê  está utilizando as mais criativas estratégias de alcance. Além de grupos de Whatsapp para os alunos que possuem aparelho celular, o atendimento de entrega de tarefas presencial,feito na unidade escola apenas para os pais de alunos ,a equipe escolar adotou também o livro de estudos delivery. Como a escola se encontra na zona rural e muitos pais de alunos são agricultores e fazem entregas em domicílio,da mesma maneira livros e atividades são entregues aos alunos.Todo domingo ,um agricultor passa na casa do vice-diretor da escola e leva envelopes de tarefas para as crianças de sua comunidade.

Outra ação está ligada ao transporte público diário que,em parceria com a escola, entrega,ao longo do seu itinerário,as tarefas na casa das crianças.Essa força tarefa tem por intuito facilitar o acesso aos conteúdos escolares. Numa parceria entre escola família e comunidade,buscam alcançar o maior número de alunos ,fazendo com que todos tenham acesso a educação nesse período de combate à  Covid-19.

  • Confecção comunitária de máscaras de proteção individual em TNT

Diretoria de Ensino: São Vicente

Unidade Escolar: E.E. Professora Maria Thereza da Cunha Pedroso 

Ação detalhada: 

Diante da escassez de máscaras industrializadas e preocupados com a comunidade, o Diretor e a APM resolveram doar o TNT disponível na Escola (que seria utilizado para atividades pedagógicas), estabelecendo parcerias mediadas pela Profª Márcia Jesus (Língua Portuguesa) integrante da diretoria de uma escola de samba do bairro, com o objetivo de reunir professoras, mães e costureiras da comunidade para confeccionar as máscaras caseiras, segundo as orientações do Ministério da Saúde. A escola está priorizando os idosos e os pais que necessitam trabalhar todos os dias.

Para saber como confeccionar uma máscara, acesse aqui

  • ” Alimentação” e “manutenção” do blog, com atividades de docentes, comunicados, orientações.

Diretoria de Ensino: São Vicente

Unidade Escolar: EE Prof Silva Jorge Pollastrini 

Ação detalhada: 

A Unidade Escolar criou um blog , que diariamente é atualizado a fim de esclarecer eventuais dúvidas. As solicitações são encaminhadas pelo ” FALE COM A COORDENAÇÃO”.

Para os alunos que por algum motivo não receberam ou não retiraram o caderno, o material está sendo disponibilizado em formato digital no blog e ainda, e foi criado um formulário na qual o aluno indica o não recebimento, estabelecendo assim tanto um acompanhamento dos alunos como um meio de comunicação para que o aluno retire o material na escola.

Para saber mais, acesse aqui. 

Ações focadas nos alunos das modalidades 

  • Disponibilização de atividades específicas para cada turma da Educação de Jovens e Adultos-EJA, em plataforma digital própria

Diretoria de Ensino: Leste 2

Escola: EE Professora Eliza Rachel Macedo de Souza 

Ação Detalhada: 

Uma plataforma digital gratuita foi desenvolvida pela Unidade Escolar, e compartilhada nas redes sociais da escola, para disponibilização dos materiais de estudos para os alunos durante o período de suspensão das aulas, elaborado pelos docentes. A plataforma é organizada por turma, de modo a aproximar o contato dos alunos com seus próprios professores. Para as turmas de EJA foram propostas atividades diferenciadas, garantindo que as atividades contemplassem as especificidades do público e da modalidade e estejam de acordo com o planejamento de cada professor. 

Para saber mais, acesse aqui.  

  • Elaboração de um material pedagógico específico para alunos que moram no campo  e não tem acesso ao Centro de mídias SP e internet disponível.

Diretoria de Ensino: Apiai

Unidade Escolar: EE Prof. Ambrosina  O. de Mattos

Professores: Marcelle Bernardo (História e Filosofia) e Josemar Teixeira (Arte)

Ação Detalhada:

De acordo com o Documento Orientador para atividades não presenciais elaborado pela Secretaria de Educação, os Educadores devem refletir e reorganizar o planejamento dos roteiros de estudo, diversificando suas práticas e consonância com as necessidades específicas das populações do campo.

Diante disso, tendo o trabalho no campo como eixo a construção de conhecimentos, um grupo de educadores do campo, assentados da Reforma Agrária, desenvolveu um roteiro de aprendizagem multidisciplinar, pautado nas habilidades curriculares, resgatando a relação intrínseca entre trabalho e conhecimento científico.

As atividades deverão ser desenvolvidas com a ajuda da família. Além das atividades que valorizam a diversidade cultural das populações do campo, os estudantes percorrerão um caminho desde a prática para produção de alimentos saudáveis até a sistematização em relatórios diários (caderno de campo) sobre a produção, relacionando assim saberes práticos aos teóricos.

As atividades elaboradas permitem relacionar com os saberes vivenciados ao conhecimento científico/investigativo.Contemplam habilidades de análise do solo, cuidado com as sementes que usarão, relação do coletivo em que estão inseridos, práticas no plantio das sementes, medidas do terreno, na elaboração de relatórios, produção de textos, desenhos, relação entre as famílias e estudantes, alimentação saudável, produção de receitas com os produtos cultivados, brincadeiras que envolve a comunidade do campo.

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Ações focadas no atendimento de alunos de atendimento especializado/educação especial

  • Envio de atividades por e-mail para atender os alunos público-alvo da Educação Especial, de maneira diferenciada.

Diretoria de Ensino: Leste 1

Escola: EEI Prof. Maria Aparecida de Castro Masiero

Ação Detalhada

A escola adotou nestes dias de suspensão de aulas, devido à COVID-19, atividades on-line na plataforma Google Classroom. No entanto, para atender os alunos público-alvo da educação especial, com atividades diferenciadas, fora da plataforma, entraram em contato com os responsáveis. Assim, as atividades são enviadas por e-mail e devem ser devolvidas aos professores. A finalidade é propiciar estratégias pedagógicas individualizadas, próprias para cada caso de deficiência, para produzir e expressar o conhecimento, com participação efetiva em igualdade de oportunidades.

Para tal, o ponto de partida é o próprio estudante, o que ele é capaz de fazer, seus interesses para tornar o ensino-aprendizagem mais espontâneo e prazeroso. Citamos por exemplo, aluno do 3ªano do Ensino Médio; com Síndrome de Down leve. Consegue ler e escrever, é muito comunicativo, gosta de poesia e música. A atividade enviada a ele, na área de ciências humanas foi fazer uma leitura no tema – “Ética e moral em Cordel”. O procedimento de comando da atividade foi: ler o poema em voz alta e gravada no celular e transmitir esse áudio ao professor via WhatsApp. Por meio dessa poesia, podemos estimular a leitura, com interpretação, reflexão e despertar emoções (socioemocional).

Para este mesmo aluno, outra atividade enviada foi a leitura de uma carta (Diário de Anne Frank), após a leitura responder perguntas como: data da carta, qual a localidade, qual a mensagem de Anne e finalizar respondendo uma carta de conforto e esperança à ela. Esta atividade vai ao encontro deste aluno que sempre procura construir vínculos afetivos.

Outra realidade- de acordo com o grau de deficiência a ação pedagógica se torna um desafio para encontrar estratégias, como por exemplo ampliar o processo de alfabetização no Ensino Médio. Mesmo assim, o ato de aprender envolve outras competências, como é o caso da dimensão socioemocional que contempla a motivação e a criatividade. Para uma aluna, foi solicitado que fizesse desenhos que representassem a razão e a emoção, com exemplos que o professor transmitiu para que ela entendesse o comando. O desenho deverá ser encaminhado via WhatsApp para o professor. Neste caso, a família terá uma importante participação.

  • Grupos no WhatsApp, produção de vídeos, ligações, para que os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)possam participar do roteiro de atividades que a escola enviou para todos os alunos.

Diretoria de Ensino: Itapetininga

Escola: E.E. Professor Juvenal Paiva Pereira

Ação detalhada: 

Todos os alunos da escola Juvenal foram incluídos em grupos de WhatsApp das suas respectivas salas, por onde os professores enviaram o roteiro de atividades. No entanto, tendo em vista que muitos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) não são alfabetizados, os professores que fazem o atendimento estão transmitindo essas atividades de forma diferenciada, encaminhando áudios e vídeos de forma a incluí-los no trabalho desenvolvido pela escola. 

Também foi criado um grupo somente com o público do AEE, no qual, na indisponibilidade de envolver o próprio aluno, foram incluídos os responsáveis, de maneira que estes estejam sempre em contato com os professores e com os colegas. Nesse grupo os professores enviam vídeos selecionados, atividades lúdicas, desafios e brincadeiras com o objetivo de manter o vínculo educacional.

  • Criação de uma página no Facebook da Sala de Recursos Transtorno do Espectro Autista (TEA) da EE Álvaro Fraga Moreira – Jaú/SP

Diretoria de Ensino: Jaú

Escola: EE Álvaro Fraga Moreira

Ação detalhada: 

Com o objetivo de manter contato e auxiliar os alunos com Transtorno de Espectro Autista e seus familiares durante o período da Pandemia do COVID 19, foi criada uma página no Facebook da Sala de Recursos do TEA, da EE Álvaro Fraga Moreira – Jaú/SP. No ano de 2019, nossa sala promoveu o I Café Cultural da Sala de Recursos do Transtorno do Espectro Autista no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04). O evento contou com a participação de educadores, gestores, familiares e membros da sociedade e foi um sucesso.Em 2020, devido à pandemia, não houve a possibilidade de realização do evento, logo foi realizado II Café Cultural virtualmente.

Os alunos com TEA e suas famílias, bem como os gestores e funcionários da escola foram acionados pelo Whatsapp e Facebook. Foi proposto pela coordenadora da unidade que todos fizessem um cartaz com uma mensagem para lembrar o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO bem como lembrar da importância do “FIQUE EM CASA”. Rapidamente, todos os envolvidos se mobilizaram e foram realizadas mensagens lindas.

As fotos foram postadas na página da escola e em 24 horas, ultrapassaram 1600 visualizações, demonstrando o sucesso e retorno da iniciativa. A equipe gestora também fez uma homenagem para os alunos envolvidos, via Facebook para demonstrar que apesar do distanciamento social, podemos estar ligados pelo coração em nome de um único e nobre propósito.

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Outras ações 

  1. Realização de atribuições de aula on-line através do Hangouts

Diretoria de Ensino: Registro

Ação detalhada: 

Para a realização da atribuição de aulas on-line, foi divulgado um link na ferramenta Hangouts do Google, no site institucional e Facebook. Nesse link, os professores têm acesso a um grupo por meio do qual conseguiam interagir entre eles e com a comissão de Atribuição da Diretoria de Ensino de Registro, de suas próprias casas, utilizando um celular ou um computador com acesso à internet. Dessa forma, foi marcado um horário para iniciar a transmissão on-line. Uma vez aguardado os  candidatos entrarem e realizado os testes de áudio e vídeo, os Professores eram chamados por seus respectivos nomes, de acordo com sua classificação e assim sucessivamente até o final da Atribuição.

Com a Ferramenta Hangouts, conseguimos realizar a atribuição de aulas normalmente e todas as aulas foram atribuídas com sucesso, sem nenhuma aglomeração em nossa Diretoria de Ensino.

Por conta dessa iniciativa,  a DE de registro está planejando estender esse formato de atribuição on-line, para as sessões de atribuição regulares que ocorrem presencialmente todas as quintas-feiras presencialmente, evitando que os professores se desloquem por longas distâncias e agilizando o processo.

  • Projeto “Deixa que Eu Conto”: Leitura de livros infantis duas vezes por semana por vídeo realizadas pelos professores e equipe, publicadas na página do Facebook da escola, tendo como objetivo a garantia da leitura com qualidade aos nossos alunos.

Diretoria de Ensino: São José dos Campos

Unidade Escolar: EE Professor José Frederico Marques 

Ação detalhada: 

O leitor, que pode ser um professor ou outro membro da equipe escolar, escolhe um livro de acordo com a faixa etária de nossas crianças, prepara a leitura antecipadamente, adequando-se ao texto (suspense, rimas, vozes, etc) e realiza a leitura sendo gravado por alguém. Depois envia a direção, que aprovando o vídeo, publicado na página da escola, fazendo referência a importância de se ler livros e ao carinho com que foi feito a leitura.

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  • Projeto Ler, Cuidar e Acolher :  Produção de materiais audiovisuais de caráter afetivo e acolhedor através da leituras, os quais foram socializados na página da Diretoria de Ensino destinada à Sala de Leitura.

Diretoria de Ensino: Região de Miracatu

Ação detalhada:

A DE de Miracatu desenvolveu em parceria com suas escolas e comunidade em geral, o Projeto “Ler, Cuidar e Acolher”, com o objetivo de interconectar afetivamente, pessoas que estão distantes durante este período de pandemia, possibilitando a oportunidade de sentirem-se acolhidas, olhadas, aconchegadas, ainda que, separadas fisicamente.

A partir do princípio de “Cuidar de Pessoas”, estabelecido pelo Plano Estratégico da Secretaria da Educação, e do Acolhimento, proposto pelo Programa Conviva, a proposição estabelecida foi que, professores, alunos e demais interessados na temática produzissem materiais audiovisuais de caráter afetivo e acolhedor, pela apropriação de conteúdos de suas leituras e devolução aos pares, por meio de declamação de poemas, dramatizações literárias e cantos, documentados em vídeos e socializados na página da Diretoria de Ensino destinada à Sala de Leitura.

O Projeto foi muito bem-acolhido e tomou  grandes proporções, através de inúmeras postagens e centenas de visualizações. Alunos, professores, gestores e até mesmo seus familiares sentiram-se motivados a compartilhar seus vídeos, onde evidenciou-se a criatividade e a sensibilidade em querer fornecer ao próximo um pouco de si mesmo, tocando as almas ainda que a distância, proporcionando assim, leveza a este momento tão atípico.

Em virtude da repercussão super positiva, o Projeto sofreu um desdobramento. Agora, na versão em Inglês, surgiu o “To Read, to Care and to Shelter”, onde novas contribuições já começaram a chegar e, pelo que já foi observado no novo material, é perceptível a promessa de impacto à vida das pessoas da mesma forma como ocorreu na versão em língua materna.

Assim é o Projeto “Ler, Cuidar e Acolher”: uma forma singela de tocar o coração alheio sem sair do aconchego do lar.