• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/05/2019
Avisos de Pautas

Dinâmica na EFAPE debate Inova Educação com coordenadores da rede

Evento durou o dia inteiro e teve como objetivo debater e levantar pontos sobre a nova política educacional do estado

Em prosseguimento à série de palestras, seminários e debates sobre o Inova Educação, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAPE) recebeu nesta terça-feira (07) uma dinâmica com coordenadores, PCNPs e diretores de ensino de todo o estado para discutir as mudanças e acréscimos da nova política educacional de São Paulo.

+ Governo de SP lança Inova Educação

A dinâmica foi organizadas nas salas da EFAPE. Grupos de até 6 integrantes se reuniam para discutir as bases do Inova Educação e seus impactos sobre o cotidiano escolar. Ao longo da manhã, os grupos apresentaram os resultados das discussões para Caetano Siqueira, coordenador do COPED, que orientou grupo por grupo. 

“O intuito dos debates é ampliar o entendimento sobre o Inova Educação na rede e ouvir as experiências de todo o Estado. Queremos dialogar e entender quais práticas são positivas e podem ser extendidas em São Paulo”, pontua Cristina Mabelini, coordenadora da EFAPE.

+ Confira a apresentação do programa Inova Educação

A dinâmica prosseguiu durante o período da tarde, quando os presentes discutiram como a nova proposta de ensino irá alterar a dinâmica e o cotidiano escolar. Dentre os temas em pauta, a possibilidade de trabalhar a tecnlogia em suas mais variadas vertentes e a formação de professores para a matéria do Projeto de Vida estiveram em pauta.

Lançado ontem (06) em evento no Palácio dos Bandeirantes, o Inova Educação é uma política educacional que visa qualificar o ensino em São Paulo com foco no aluno. Com pequenas mudanças na grade e nos tempos escolares, a formação priorizará o aprendizado de competências socioemocionais e o papel da escola na formação do indivíduo como um todo. 

“O trabalho hoje estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como memorização e solução de problemas lógicos. O Inova Educação equilibra essa balança com as habilidades socioemocionais, que são fundamentais na aprendizagem”, pontua Caetano Siqueira, coordenador do COPED.

+ Secretário Rossieli Soares participa de seminário sobre Inova Educação para rede estadual

Dentre as principais mudanças do Inova Educação está a alteração do horário escolar, que passará a ter mais 15 minutos diários de aula; a formação de cinco novos tempos escolares e a criação de uma matéria eletiva dentro do tema tecnologia.