• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/06/2016
Pais e Alunos

Saiba o que são as arboviroses e como preveni-las

Especialista fala sobre prevenção e tratamento de vírus transmitidos por picadas de insetos

No Brasil, a dengue é a infecção mais recorrente transmitida por arbovírus. O infectologista pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Dengue/Arbovirose, Marcos Sáfadi, explica que arbovírus são classes de vírus transmitidos ao homem por artrópodes, ou seja, por meio da picada de pequenos insetos. “Há ainda os tipos emergentes, que recentemente foram introduzidos aqui, como chikungunya e zyka, além das arboviroses clássicas, como a febre amarela”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sáfadi ressalta que o principal mecanismo de prevenção em relação às infecções é o controle do vetor, isto é, o controle de proliferação dos mosquistos. “Outras medidas são também salutares, saudáveis e efetivas. Em lugares onde você sabe que vai potencialmente entrar em contato com esse mosquito, não se esquecer de usar repelente, usar roupas específicas, roupas compridas. Se precaver em momentos em que a gente perceber que é mais frequente a picada dos mosquitos. Há ainda as vacinas que são igualmente importantes”, disse.

Para essas arboviroses mais comuns não há um medicamento especifico. De acordo com Sáfadi, existem tratamentos inespecíficos, que visam a melhoria do paciente, principalmente para evitar complicações, especialmente com relação à dengue, como hidratação adequada e correção de alguns distúrbios de sangramentos. “Caberá ao médico recomendar os tratamentos adequados para cada caso. Basicamente, o tratamento dessas doenças passa pelo uso de medicamentos sintomáticos de combater aos principais sintomas”, disse.

Recentemente, o país ganhou uma associação que promove educação continuada a todos os profissionais de saúde. A Sociedade Brasileira de Dengue/Arboviroses tem o objetivo de mitigar as consequências dessas infecções nas comunidades.

Escolas desenvolvem atividades para ampliar as ações de combate

Na comunidade escolar, as informações sobre a transmissão da doença por meio do mosquito Aedes Aegypty, além dos temas sobre saúde coletiva, epidemias e pandemias, fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio e orientam o desenvolvimento de projetos dentro e fora da sala de aula. Saiba mais aqui.