Oportunidades para concluir os estudos

Conheça as opções de cursos e avaliações para estudos de jovens e adultos

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar nos cursos regulares dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª à 3ª série) têm a chance de iniciar ou concluir essas etapas da escolaridade.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) oferece duas modalidades: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que pode ser feita em quase mil escolas da rede estadual; e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAS), locais específicos em que os estudantes contam com horários flexíveis.

A alfabetização de jovens e adultos é de responsabilidade dos municípios. Para cursar,procure uma escola municipal.

Pessoas privadas de liberdade também podem estudar por meio do Programa de Educação nas Prisões (PEP), com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Para quem busca apenas o certificado tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio pode realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja).

Abaixo, saiba mais sobre cada uma dessas opções:


CURSOS

EJA

Mais de 800 escolas estaduais paulistas oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conclusão dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e todo o ensino médio.

Os cursos para o ensino fundamental são oferecidos para que tem a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o ensino médio precisam ter, no mínimo, 18 anos.

Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. As aulas são de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias.

Consulte o endereço de escolas

CEEJA

A rede de ensino paulista conta com 39 unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). O diferencial do modelo é o atendimento individualizado e a presença flexível, que dá oportunidade aos que têm 18 anos ou mais de cursar os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio.

No CEEJA, o estudante recebe o material didático e um roteiro para orientação dos seus estudos e, sempre que sentir necessidade, pode ir à unidade do CEEJA para tirar dúvidas presencialmente com professores e realizar as avaliações.

Consulte os endereços e contatos de CEEJA


EJA no sistema prisional

Jovens e adultos que se encontram em situação de privação de liberdade têm direito à Educação no sistema prisional.

Para isso, a rede pública de São Paulo oferece o Programa de Educação nas Prisões (PEP), em que professores de escolas estaduais dão aulas em classes escolares nos estabelecimentos penais.

No PEP são oferecidas aulas de todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Médio (1ª à 3ª série) na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os estudantes têm direito à remissão de pena por estudo.



AVALIAÇÃO

ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) pode ser realizado para obter a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Para certificação do ensino fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame e, para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

A avaliação é oferecida anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aqueles que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado podem solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas na EJA ou no CEEJA.

Acesse o site do Encceja