Programas voltados para crianças e jovens

Cursos de idiomas, Ensino Integral e Sala de Leitura estão entre ações voltadas para alunos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental na rede estadual de ensino é dividido em dois ciclos: Anos Iniciais, que corresponde às classes do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

Estima-se que mais de dois milhões de estudantes estejam matriculados no Ensino Fundamental em escolas estaduais paulistas. Além das aulas que atendem ao conteúdo proposto por meio do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, os alunos tem acesso a programas de incentivo à leitura e ensino de idiomas.

Ler e Escrever

Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve uma série de ações voltadas ao esforço de alfabetizar todas as crianças com até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito.

Saiba como funciona o programa Ler e Escrever

Centro de Estudos de Línguas (CEL)

As mais de 200 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL) proporcionam aos alunos a oportunidade de cursar aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Os cursos são presenciais e abertos a participação de estudantes do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do 7º ano do Ensino Fundamental.

Saiba como se matricular nos cursos de idiomas

Idiomas Online

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp) disponibiliza aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio a oportunidade aprender um novo idioma de qualquer computador. A plataforma digital estende o momento do estudo para fora das paredes da escola em dois cursos: Inglês Online e Espanhol Online.

Acompanhe novidades e inscreva-se nos cursos online

Ensino Integral

A Educação também oferece aos alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental possibilidades para estudar em jornada ampliada. No novo modelo de Escola de Tempo Integral, por exemplo, a jornada escolar é de oito horas e meia e os estudantes têm a disposição aulas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. O modelo ainda tem como diferencial o regime de dedicação plena e integral dos professores.

Conheça os demais modelos de ensino integral oferecidos na rede

Sala de Leitura

O projeto Sala de Leitura está presente nas escolas estaduais com o objetivo de fomentar o gosto pelos livros entre os alunos da rede. Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio têm à disposição diferentes títulos de jornais, revistas e livros. As salas contam com um professor para auxiliar os alunos ao longo do funcionamento do espaço e também desenvolvem ações de boas práticas para envolver as classes com o mundo literário.

Conheça Salas de Leitura da rede estadual de ensino

Cultura é Currículo

Criado em 2008 pela Educação e pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o programa Cultura é Currículo estende o momento de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio para centros culturais, parques, museus, teatros, entre outras visitas monitoradas. Nos passeios são trabalhados assuntos discutidos em sala de aula. O transporte e alimentação dos alunos são custeados pela Secretaria da Educação.

Conheça os roteiros do Cultura é Currículo

Últimas Notícias

Mais vídeos