Jovens Protagonistas

Estudantes do Ensino Médio têm acesso a cursos preparatórios para o vestibular e mercado de trabalho

Em todo o Estado de São Paulo estima-se que mais de 1,5 milhão de jovens estão matriculados em séries do Ensino Médio nas cinco mil escolas da rede estadual. Os estudantes recebem duas vezes ao ano o Caderno do Aluno, material pedagógico produzido por especialistas da Educação para cumprir o conteúdo estabelecido no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Os alunos ainda são preparados para o vestibular e mercado de trabalho por meio de cursos técnicos do programa Vence, cursos de idiomas do Centro de Estudos de Línguas (CEL) e cursinho pré-vestibular da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).

Os jovens que frequentam o Ensino Médio na rede estadual paulista também contam com o novo modelo de Escolas de Tempo Integral (ETI). Essa etapa da escolaridade ainda é oferecida para os estudantes que não puderam completar os estudos na idade correta, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ensino Integral

As Escolas de Tempo Integral oferecem aos alunos do Ensino Médio uma jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Conheça os diferenciais do novo modelo de Escola de Tempo Integral

Vence

Por meio do Vence, os alunos têm a oportunidade de fazer o Ensino Técnico aliado ao Ensino Médio. A formação profissionalizante é oferecida em duas modalidades. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico no contraturno das aulas regulares em instituição conveniada. Na modalidade integrada, os estudantes têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais.

Acompanhe as novidades sobre os cursos técnicos do Vence

Idiomas

Os alunos da rede estadual têm a oportunidade de aprender um novo idioma, tanto na modalidade presencial como online. O ensino de inglês, espanhol, francês, italiano, entre outras línguas, é oferecido gratuitamente nos Centros de Estudo de Línguas. Na Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), o aluno ainda pode cursar, a distância, Inglês e Espanhol.

Saiba como participar dos cursos de idiomas

Cursinho pré-vestibular

Alunos do Ensino Médio e ex-alunos que concluíram essa etapa na rede estadual podem se inscrever para o curso pré-vestibular online da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP). A ferramenta oferece simulados online baseados em questões do Enem e Fuvest. Para participar, basta acessar a plataforma e informar o registro do aluno (R.A).

Inscreva-se no cursinho pré-vestibular da Evesp

Mais vídeos

Últimas Notícias