Sobre o Programa

Desde agosto de 2003 a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio do Programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana.

Sob a tutela de educadores encarregados pelo programa, parcerias com empresas e organizações não governamentais, e contando com a participação de voluntários e jovens educadores universitários (bolsistas do Programa Bolsa Universidade), muitos bairros puderam encontrar na escola um espaço de lazer, acesso a serviços públicos e experiência de convívio e solidariedade.

Para que o programa aconteça, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece, anualmente, recursos financeiros às escolas participantes e coloca um Educador, seja um professor, profissional da rede, seja um vice-diretor, para coordenar as atividades dos finais de semana, supervisionados pelo diretor da unidade escolar. As escolas que aderem ao Programa Escola da Família estão também sob a coordenação, na sua região, do dirigente de ensino e sua equipe: um supervisor e um professor coordenador do núcleo pedagógico.

10675571_738623656227964_6626362612487035032_n

 

O programa atua em cerca de 2.300 unidades escolares em todo o Estado de São Paulo, principalmente em escolas que ficam em áreas socialmente vulneráveis. Em muitas dessas áreas, a escola é o único equipamento público disponível para a comunidade, centralizando atividades culturais e esportivas e reafirmando o caráter público de todos os equipamentos mantidos pelo Estado. Esse Programa também procura envolver os pais dos alunos nas atividades, promovendo a valorização da educação e da escola.

As atividades do Programa Escola da Família se organizam em torno de quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda.

Legislação e Regulamentos

  • (PDF) Decreto nº 48.781, de 07 de julho de 2004 – Institui o Programa Escola da Família
  • (PDF) Resolução SE nº 18de 05 de fevereiro de 2010 - Dispõe sobre a consolidação das diretrizes e procedimentos do Programa Escola da Família e dá providências correlatas
  • (PDF) Resolução SE nº 24, de 05 de abril de 2005 – Dispõe sobre o Escola em Parceria
  • (PDF) Manual Operativo 2014 – revisado em Janeiro de 2014.
Voltar para o topo