Incentivo à atividade física

Atividades Físicas da Escola

A Secretaria da Educação de São Paulo promove o estudo e a prática de diversas atividades físicas por meio das experiências de movimentos presentes no Jogo, Esporte, Ginástica, Luta e Atividade Rítmica/Dança. Essas experiências, produzidas no interior de cada escola, têm por finalidade o despertar do interesse, a promoção do prazer, do gosto pela prática regular e a busca de uma melhor qualidade de vida no que tange à saúde e linguagem interativa com o ambiente em que se vive.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio, criado no Canadá, promove uma competição amistosa entre as cidades participantes e mobiliza o maior número de pessoas para prática de um esporte ou atividade física. As unidades da capital e do interior da rede estadual programam atividades coletivas de, no mínimo, 15 minutos antes do início das aulas do período da manhã e da tarde ou no intervalo. O Dia do Desafio é realizado anualmente.

Conheça o Dia do Desafio

Agita Galera

O Agita Galera faz parte de um programa de promoção de atividades físicas da Secretaria de Estado da Saúde, o Agita São Paulo, que desde 1997 estimula a prática de pelo menos 15 minutos de exercícios diários. Motivados pelo corpo docente, os estudantes ocupam os espaços da escola para praticar atividades físicas. Ação é promovida todos os anos e acontece durante a última sexta-feira do mês de agosto.

Saiba tudo sobre o Agita Galera

Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP)

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm como objetivo descobrir novos talentos, integrar os alunos e ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. A iniciativa é promovida pelas secretarias da Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Esporte, Lazer e Juventude e do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba tudo sobre a competição

Confira notícias sobre os jogos

Acesse aqui as planilhas

Confira modelos para preenchimento de atividades (súmulas e relações nominais)

Atividades Curriculares Desportivas

As ACD são ministradas pelo professor de Educação Física aos alunos com interesse em aprender, aperfeiçoar e treinar determinada modalidade. São organizadas em turmas com até 20 alunos, fora do horário regular e com agrupamento dos participantes por idade. As modalidades são Atletismo, Badmington, Basquetebol, Capoeira, Damas, Ginástica Artística, entre outras.

Acesse aqui as Planilhas

Legislação

Consulte a legislação que dispõe sobre a realização das atividades físicas da escola. Mediante consulta poderão ser solucionadas dúvidas quanto ao amparo legal da Educação Física Escolar, dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e das Atividades Curriculares Desportivas – ACD

Acesse aqui a Legislação

Consultas

Consulte neste espaço os dados e demais informações referentes às questões de atividades físicas da escola, em especial as referentes aos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP)

JEESP - Presenças

JEESP - Modelos e impressos

JEESP - Cronograma de ações conjuntas 2015

Últimas Notícias

Mais vídeos