Iniciação científica

Despertar os estudantes para a formação científica é a proposta da FeCEESP

A Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEESP) com objetivo de estimular e promover a formação de estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza e Humanas, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica. Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo e Base Nacional Comum Curricular juntamente com as concepções, os projetos e as ações formativas sobre o Ensino por Investigação, realizadas pelas Equipes Curriculares da Área de Ciências da Natureza e Humanas do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das 91 Diretorias de Ensino (DE).

Feiras Regionais

As diretorias de ensino utilizam a proposta e orientações da FeCEESP para realizar e/ou participar de eventos locais. Essas ações são compostas de feiras e mostras realizadas nas Diretorias de Ensino, nas próprias escolas e em Universidades e outras instituições.

Feiras Nacionais e Internacionais

Os projetos desenvolvidos dentro da FeCEESP participam anualmente de Feiras de Ciências Nacionais e Internacionais como FEBRACE, MOSTRATEC, MOSTRATEC Júnior e FENECIT. Projetos de destaque da feira também já representaram o país na Genius Olympiad, nos EUA.

Artigo de Pesquisa Científica

A FeCEESP pretende publicar artigos de pesquisas referentes aos projetos dos estudantes em uma revista eletrônica, com registro no ISSN (International Standard Serial Number), e para isso, já iniciou um conjunto de tratativas com parceiro.

Finalistas da 5ª edição

Os banners são desenvolvidos pelas escolas para as apresentações na banca de avaliação final da FeCEESP e servem como instrumento de visualização rápida do projeto. No banner, os jovens sintetizam informações e dados relevantes da pesquisa utilizando a linguagem científica. Para consultar os 30 banners finalistas na 5ª edição da FeCEESP clique aqui.