quinta-feira, 06/10/2005

Imprensa: Alunos da Elizio de Oliveira deixam salas mais belas (Olhao.com)

Instituição estadual participa de projeto de Cidadania e Meio Ambiente; alunos decidem cuidar do Brasil, começando pela própria escola A EE Vereador Elízio de Oliveira Neves, no Parque Cecap, foi […]

A EE Vereador Elízio de Oliveira Neves, no Parque Cecap, foi convidada pelo segundo ano a participar do Projeto Vamos cuidar do Brasil – Cidadania e Meio Ambiente, da Secretaria de Educação do Estado. Este ano, a unidade de ensino fundamental escolheu o tema “SOS Elízio, nosso habitat” para ser desenvolvido pelos 360 alunos aproximadamente, das 6ª, 7ª e 8ª séries. A primeira etapa do projeto que começou em agosto já está concluída. Com o subtema “Embelízio”, os estudantes de 11 a 14 anos embelezaram as 12 salas de aula da unidade escolar, com a orientação de coordenadoras e professores e auxílio dos funcionários.

A coordenadora Maria de Fátima Aparecida Bortotti de Paula explica que o principal objetivo foi estimular os alunos a reconhecerem tudo o que está à sua volta relacionado à Natureza. “Colocamos a seguinte proposta a eles: por que não cuidar do Brasil, começando por nossa escola? E, com a aceitação de todos, o projeto de decoração das salas foi coordenado pela professora de Artes, Grace Pedro, que também ensina cada turma a conservar a beleza das salas”, explica.

A surpresa foi o resultado positivo no relacionamento entre professores, coordenadores e funcionários e entre os próprios alunos. “Todos aprendemos a respeitar o outro nas diferenças de opiniões e de idéias. Houve entrosamento das turmas de horários distintos, que se aproximaram para votar os motivos para decoração do ambiente que utilizam em comum. Os alunos também comentaram muito a descoberta de que não é preciso dinheiro para se fazer uma decoração bonita mas sim criatividade, a partir de sucata”, destaca a coordenadora.

As turmas da 8ª C (foto) e 6ª C decidiram enfeitar a sala de aula com motivos do Mar. A impressão é que as crianças estudam em um verdadeiro aquário gigante com baleia, arraia, estrelas, conchas, caranguejo, cavalo marinho e outros peixes. “Para realizar a tarefa tivemos que nos comunica”. Passamos a conhecer melhor alguns colegas, e quem não estava se entendendo passou a se entender. Essa foi a melhor parte”, contam.

A segunda etapa do projeto consiste em decorar a parte externa da escola até o mês de novembro. Para isso a instituição irá solicitar apoio à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Iremos pedir orientação técnica para saber o que poderemos plantar no tipo de solo de que dispusemos, com alternativa de trabalhar o cultivo de plantas em estufas”, afirma a coordenadora Maria de Fátima. As crianças serão incentivadas a entrar em contato direto com a natureza, esclarece a professora de Ciências Rosana Miranda, que está à frente dessa atividade. “Nossa proposta é construir um jardim e um pomar, para que as crianças sintam e respeitem tudo o que vem da Natureza”.

Reciclagem

Outra atividade importante dentro do projeto da “SOS Elízio, nosso habitat” foi uma visita dos alunos, no mês passado, à empresa MTP, metalúrgica instalada na vila Miriam, próximo ao Parque Cecap, que desenvolve internamente um trabalho de coleta seletiva e tratamento de água industrial. Dentro das exigências do ISO 14.001, a empresa destina corretamente ao Meio Ambiente resíduos químicos e outros materiais gerados. “A empresa estuda a possibilidade de treinar nossos alunos para a coleta seletiva. Com essas informações, as crianças poderão se tornar agentes multiplicadores na recuperação do Meio Ambiente na comunidade”, afirma Simone dos Reis de Paulo, professora de Matemática, que coordenou visita dos estudantes à MTP. “Os alunos ficaram entusiasmados com o que viram, e estamos planejando a réplica de tratamento de água na escola”, diz.