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Aluna faz história em concurso sobre estações espaciais da NASA

Desenho de estudante de Marília recebeu menção honrosa, a melhor premiação da rede pública na competição até hoje

Isabela Moreira de Freitas, que cursava a 2ª série do Ensino Médio, na E.E. Amílcare Mattei, em 2017, nunca imaginou recriar nada relacionado ao espaço. Até participar de uma palestra com o pesquisador da NASA Ivan Paulino Gláucio, ex-aluno da mesma unidade de ensino em Marília. O motivo da visita foi divulgar o concurso da agência norte-americana sobre projetos de estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais. Isabela topou o desafio e foi premiada com uma menção honrosa na edição do ano passado.

Este foi o primeiro concurso do qual Isabela participa. O resultado também foi inédito para a rede estadual paulista. Até então, nenhum aluno chegou tão longe. Por isso, Ivan Paulino fez questão de ir às escolas do interior e capital para incentivar outros candidatos. E deu resultado.

O projeto começou a ser criado no próprio caderno de aulas com auxílio de lápis e régua. O esboço ficou pronto em apenas um dia. Para refinar os traços, Isabela teve ajuda da professora de Artes. Por fim, o desenho foi copiado em folha A4 e enviado à banca examinadora.

Na Amílcare, além de Isabela, outros 16 estudantes se inscreveram na categoria desenho. Além de Artes, educadores de Biologia também orientaram os trabalhos dos alunos. “A proposta da Isabela foi a mais criativa e não se baseou em nada existente”, afirmou o professor David de Almeida. “Após essa conquista, já estamos empolgados para o próximo concurso da NASA”, ressaltou o professor.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para 2018 do concurso de desenho da NASA. Para participar, acesse o site oficial do concurso. No espaço é possível ver todas as informações, que estão disponíveis em inglês. Clique aqui e acesse o formulário de inscrição. Preencha o formulário e imprima duas cópias, anexando uma delas em seu projeto. A segunda cópia deve ficar solta, pois será utilizada pelos avaliadores. Para mais informações, clique aqui.