sexta-feira, 05/04/2019
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Aluno: participe da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2019

As inscrições seguem até o dia 17 de maio

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica de 2019 estão abertas até o dia 17 de maio. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.A competição definirá representantes brasileiros no evento mundial, a RoboCup, cuja edição de 2020 ocorre em Bordeaux, na França.

A inscrição deverá ser feita pelo professor na página da Olimpíada Brasileira de Robótica  O objetivo da iniciativa é aproximar os alunos da arte de desenvolver tecnologia.

A competição é dividida em duas modalidades: prática e teórica. Na disputa teórica, é necessário mostrar conhecimentos específicos de robótica em prova realizada na unidade de ensino. A primeira fase será realizada no dia 7 de junho e a segunda no dia 23 de agosto. As provas são compostas por conteúdo do Ensino Fundamental e Ensino Médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica.

Informações sobre modalidades prática e teórica.

Na modalidade prática, os alunos deverão cumprir um desafio. Em grupos de até quatro jovens, considerar a simulação de um desastre natural para construir um robô autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Entre junho e setembro, ocorrerão as etapas regionais, quando serão selecionadas equipes de nível 1 e 2 para o nacional, que acontecerá no Rio Grande (RS) entre os dias 22 e 26 de outubro.