• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/03/2019
Boas Práticas

Alunos da rede estadual apresentam projetos inovadores na FEBRACE

Mais de 72 mil estudantes submeterem projetos para exibição na feira

A Universidade de São Paulo (USP) recebeu a 17ª edição da FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, movimento anual que reúne projetos inovadores em Ciências e Engenharia de todas as escolas do Brasil. A mostra reuniu 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes do Ensino Fundamental, Técnico e Médio. Ao todo, mais de 72 mil estudantes submeterem projetos para exibição na feira durante o ano de 2018.

A rede pública do Estado de São Paulo marcou presença na feira com diversos projetos em diversas áreas de conhecimento.

Um deles vem do município de Aparecida, na EE Professora Paulínia Cardoso. Entitulado “Otimizador de resfriamento para filtros de barro”, o projeto foi pensado para resolver a escassez de água gelada para os alunos na escola, em especial no Verão. Utilizando conhecimentos de matérias como Biologia, Química e Física, três alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio desenvolveram um pequeno refrigerador, que pode ser instalado em diversos tipos de filtro.

A feira reúne desde projetos locais e físicos a ideias de algoritmos para combater fake news. “Nosso objetivo principal é induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e estimular os jovens a seguirem carreiras em Ciências e Engenharia, o que é feito também com diversas ações de formação ao longo do ano junto a professores e estudantes”, acrescenta Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE.

Veja aqui a lista de finalistas da FEBRACE

Os autores dos melhores projetos são julgados por um Comitê de Avaliadores, composto por mais de 200 professores da USP e especialistas voluntários. Os escolhidos ganharão troféus e medalhas como símbolo de reconhecimento, além de bolsas no CNPq e estágios no Brasil e no exterior. Os finalistas também concorrem a uma das 9 vagas de projetos (15 estudantes e 9 professores orientadores) para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos EUA.