• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/03/2018
Agenda do secretário

Alunos de Guarulhos ganham nova unidade da escola Victor Civita

Prédio foi inaugurado na última quinta-feira (15) pela Educação, em parceria com a Cummins do Brasil

O sonho de estudar em uma unidade de ensino moderna e bem equipada se tornou realidade para os alunos da Escola Estadual Vitor Civita, no Jardim Cumbica em Guarulhos. O novo prédio foi inaugurado na última quinta-feira (15), com a presença do vice-governador Marcio França, o secretário da pasta José Renato Nalini e o presidente da Cummins Brasil, empresa responsável pela doação do prédio, Luis Pasquotto.

“Eu fiquei até emocionado quando entrei aqui. As partes que eu mais gostei foram a quadra e o refeitório, que têm mais espaço”, comemorou o aluno Ryan Carlo Damasceno da Silva, 7.

E espaço na nova unidade é o que não vai faltar para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Após a edificação, o prédio conta com mais de 2 mil m2, antes a escola operava com 780 m2 e capacidade para 320 alunos, acomodados em 12 salas. Agora, são 16 salas, incluindo classes regulares e multiuso, cozinha renovada, espaço para esporte e lazer e jardim de inverno, com capacidade para mais de 500 estudantes, além da possibilidade de implantar a educação em tempo integral nos próximos anos.

“Este é um belíssimo exemplo que integra o programa Adoção Afetiva, porque as escolas de São Paulo necessitam do afeto, do carinho, da consideração e do respeito de toda a sociedade”, destacou o secretário da pasta, José Renato Nalini.

Giselle Rodota, diretora da unidade que está na ocupação há 14 anos, acompanhou o projeto desde a sua concepção e comemora os resultados. “Hoje, estamos inaugurando um novo prédio, não uma nova escola, não considero uma nova escola, considero a continuação do nosso trabalho bem feito”, disse.

A construção levou cerca de seis anos para ser concluída e todo o trabalho da empresa privada foi alinhado aos critérios de desenvolvimento de obra da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Adoção afetiva

O novo prédio é o resultado de uma história inteira de preocupação com a educação. Desde 1990, a escola operava em um anexo da associação dos funcionários da Cummins Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. “Eu acredito muito na colaboração, eu acho que a sociedade só prospera com colaboração de todos. A educação precisa ser a maior prioridade”, destacou o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc., Luis Pasquotto.

Cerca de 18% dos funcionários da Cummins Brasil atuam como voluntários na unidade de ensino com atividades que incluem reforço escolar em matemática, incentivo à leitura e a língua inglesa, por exemplo. A empresa investiu cerca de R$3,5 milhões na reforma e ampliação dos prédios, mais R$2 milhões no terreno. Este é maior investimento da empresa fora dos Estados Unidos.