• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 28/11/2018
Escola da Família

Alunos do PEF conquistam medalhas em campeonato de Judô

Em Monte Mor, E.E. Governador Mário Covas oferece aulas quinzenais gratuitas de Judô para toda comunidade

Aulas de Judô acontecem aos sábados a cada quinze dias e são abertas para toda comunidade

Por meio do Escola da Família, as escolas da rede de ensino paulista são estimuladas a abrirem suas portas para a comunidade aos fins de semana. Nesses 15 anos do programa, muitos paulistas tiveram a oportunidade de se aproximar de diversos projetos culturais, bem como estabelecer um vínculo maior com as pessoas de seu bairro.

Em Monte Mor, a Escola da Família da E.E. Governador Mário Covas já se tornou bastante conhecida na cidade. A unidade, pertencente à Diretoria de Ensino de Capivari, não só recebe diversas moradores da comunidade, como também conta com grandes projetos esportivos. O Judô, por exemplo, conquistou espaço fora do Estado de São Paulo.

Esporte como instrumento de mudança

Desde março de 2017, a Escola da Família da Mário Covas desenvolve aulas quinzenais de Judô aos sábados para todos os jovens da comunidade. O projeto surgiu a partir do vice-diretor do programa na unidade, João Agostinho Neto, que correu atrás de um professor para atuar voluntariamente com os moradores da região.

“Além do professor, também procurei parceiros para realizar doações para o projeto”, explica João.

Profissional de educação física e faixa coral no Judô, Davi Leandro dos Santos, foi convidado para ministrar as aulas com os jovens do bairro. Desde então, o professor passou a reunir entre 30 e 45 alunos por aula aos finais de semana.

O gosto pelo esporte rapidamente tomou conta da garotada e, diferentemente do imaginavam, o projeto cresceu e impulsionou os pequenos atletas a participarem de campeonatos fora de São Paulo.

O professor conta, portanto, que os alunos passaram a integrar a Confederação Brasileira das Ligas de Judô (CBLJ) e a participar de importantes campeonatos no país. No meio deste ano, os alunos conquistaram cinco medalhas no Open Internacional de Judô, em Santa Catarina.

Em novembro, o grupo participou do 4º Campeonato Brasileiro de Judô, em Três Corações, em Minas Gerais. “Eles foram representando o Estado de São Paulo. No total, a delegação paulista contou com 43 atletas, sendo 9 só da Escola da Família da Mário Covas”, conta Davi.

Assim como no sul, os alunos também conquistaram prêmios na competição. Paulo Gustavo, de 13 anos, ganhou medalha de ouro na categoria sub-15. “O Judô tem uma importância muito grande na minha vida, porque me fez conhecer novos estados, novas pessoas e aumentar a minha autoestima”, avalia o atleta após ocupar o pódio.

Ao lado dele, também estava Antônio Kevin, de 12 anos, que garantiu a medalha de bronze na categoria. O jovem também comenta sobre como o judô mudou sua vida: “Eu quero continuar participando desses campeonatos, porque me abriram muitas oportunidades”.

O projeto, dessa forma, ganha cada vez mais notoriedade no município. Atualmente, as doações são fundamentais para assegurar a compra dos uniformes, as inscrições e o transporte da equipe para campeonatos.

“Essa é uma iniciativa que traz uma alegria muito grande para os participantes. Trazer a comunidade para dentro da escola é muito importante nos dias de hoje”, completa a supervisora de ensino da Diretoria de Ensino de Capivari, Iara de Campos Fontolan.

Para os envolvidos, esse projeto é fundamental para colocar o esporte como um mecanismo de ascensão social na vida desses pequenos. Em todo Estado, a Escola da Família, que já registrou milhões de atividades com as comunidades, vem se mostrando como uma importante ferramenta de aprendizado e transformação cultural.