• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/07/2018
Ensino Fundamental

Alunos trocam correspondências com estudantes estrangeiros

Projeto "Cartas para o Mundo" estimula os estudantes de Assis a conhecerem outras culturas

Projeto “Cartas para o Mundo”, da escola José Augusto Ribeiro, em Assis, no interior de São Paulo estimula os alunos a conhecerem outras culturas. É o segundo ano da disciplina eletiva que começou a unir as aulas de inglês e geografia na unidade de ensino.

“Foi muito legal conhecer uma pessoa da mesma idade que a minha, mas que vive em um lugar tão longe e tem uma vida tão diferente”, disse a aluna Maria Vitória de Oliveira Vieira, de 13 anos, que participou a ação.

Os professores Gerson Daré e Adriana Palmieri de Souza solicitaram materiais às embaixadas para que fossem utilizados em aula. Eles receberam mais de 30 embaixadas como as da Suíça, Jamaica, Irã e Chile enviaram mapas, bandeiras e souvenires para a escola.

Depois de seis meses de projeto, a professora Adriana teve a ideia de entrar em contato também com escolas dessas nações. “Encontrei uma escola do Zimbábue e enviei informações sobre o trabalho que estávamos fazendo sobre o País. Recebemos de volta diversas cartas dos alunos com desenhos, pulseirinhas e receitas de comidas típicas. Foi a partir desse momento que iniciamos um ‘intercâmbio’”, conta.

“Percebi que estou melhorando a forma como escrevo e falo em inglês, até por contar sobre coisas do meu dia a dia, família e cidade. É como se fosse uma conversa”, conta Gabriel Ribeiro de Carvalho, de 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.

A professora destaca também o desenvolvimento da autoestima e noção de pertencimento dos estudantes em relação à sua própria história e comunidade. “Os alunos têm orgulho de contar suas histórias e do lugar onde vivem para outras pessoas”, completa.