• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/04/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Casa Caetano de Campos abriga biblioteca especializada em educação

São mais de 55 mil obras sobre o tema disponíveis para consulta

Na casa Caetano de Campos, sede da Secretaria de Estado da Educação, está a biblioteca do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas. Com livre acesso, são mais de 55 mil documentos disponíveis para consulta e empréstimo. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

“A biblioteca está inserida em um circuito cultural e histórico, uma vez que ficamos na Casa Caetano de Campos, um prédio centenário, e estamos próximos ao SESC 24 de Maio, nas proximidades do edifício Copan e no centro da Praça da República, um marco nacional”, destaca Maria Salles, coordenadora do CRE Mario Covas.

O local é especializado em educação e dispõe de material institucional e acervo do Programa “Sala de Leitura”, uma variada coleção de literatura e outras áreas temáticas, tais como: livros, teses (Programa Bolsa Mestrado & Doutorado), DVDs, monografias, periódicos e publicações institucionais da Secretaria da Educação.

“Prioritariamente, os empréstimos são feitos a profissionais da Rede Estadual de Ensino. No entanto, temos mecanismos para cessões a estudantes, pesquisadores e demais interessados”, explica Maria Salles.

Com uma equipe multidisciplinar formada por bibliotecários, professores e técnicos a biblioteca também oferece atendimento presencial e online aos participantes de concursos públicos, por meio de consultas referentes à bibliografia dos certames; DVDs do Programa “Cultura é Currículo” e mais de 200 títulos no formato Daisy – tecnologia que permite a pessoas com deficiência visual, ou baixa visão, a leitura de textos a partir da narração em áudio, ou adaptação em caracteres ampliados.

Aconchegante, com sofás, mesa para trabalhos em grupo, acesso à internet e estação de pesquisa é possível visitar, também, o CEMAH (Centro de Memória e Acervo Histórico), que fica na sala ao lado da biblioteca e possui objetos da história da educação paulista, uma seção destinada a exposições temporárias e muito mais.

O CEMAH, em articulação com outros departamentos da Secretaria da Educação, Universidades e Órgãos de Preservação do Patrimônio, trabalha sobre dois grandes pilares: preservação, disponibilização e divulgação do acervo histórico da escola Caetano de Campos; e Desenvolvimento de ações de preservação da memória e do patrimônio histórico escolar.

Dentro desse trabalho, a equipe responsável faz o tratamento técnico, a montagem de exposições e o atendimento de pesquisadores. “São duas unidades, uma na praça da República, com o administrativo e as exposições para o público espontâneo ou agendamento para adultos. E na unidade Armênia fica a reserva técnica do acervo histórico. Então quem faz pesquisas vai para lá, com agendamento prévio”, esclarece Maria Cristina Noguerol Catalan, diretora do Centro de Memória e Acervo Histórico/CRE Mario Covas/EFAP.

A CEMAH oferece, ainda, apoio técnico e metodológico para o desenvolvimento de projetos da preservação da memória e do patrimônio histórico nas unidades escolares do Estado. Essas orientações são feitas por e-mail, pelo site, com vídeos de como desenvolver o projeto, e também presencial.

Se a Diretoria de Ensino tiver interesse, pode entrar em contato e solicitar uma oficina ou orientação técnica. As orientações abordam conteúdos para o desenvolvimento de trabalhos/projetos/ações sobre a preservação da memória escolar, elaboração de inventário do patrimônio histórico escolar, elaboração/ organização de exposições e espaços de memória.

Serviço

Unidade 1: Praça da República, 53 Centro – São Paulo

Fone: 2075 4750

 

Unidade 2: Rua Paulino Guimarães, 224 – próximo à estação do metrô Armênia, São Paulo

Fone: 3312 6936

 

As orientações podem ser solicitadas pelo e- mail: centrodememoriacre@educacao.sp.gov.br. O Atendimento ao Pesquisador é realizado mediante agendamento prévio. Por meio do seguinte endereço eletrônico: centrodememoriacre@educacao.sp.gov.br.