Concursos

#Escolas: prorrogadas as inscrições para os Desafios Matemáticos

As escolas da rede têm até o dia 30 de abril para realizar a inscrições; o consolidado das inscrições deve ser enviado pelas Diretorias de Ensino

Alunos e professores da rede estadual de ensino que ainda não se organizaram para os Desafios Matemáticos 2018 ganharam mais um fôlego. As inscrições podem ser enviadas às Diretorias de Ensino até o dia 30 de abril. Já as DEs deverão encaminhar um consolidado das inscrições para a equipe responsável pelo programa.

A iniciativa pretende estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio logico matemático dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Para participar, as escolas deverão preencher o formulário de inscrição, disponibilizado no Anexo I do regulamento. Clique aqui e confira o regulamento completo. E seguir também alguns critérios para a fase de criação dos desafios, como originalidade, replicabilidade e relevância de aprendizagem. Os exercícios matemáticos precisam ser inovadores, criativos, e que possam ser utilizados em outras séries e disciplinas.

“Nós queremos que os Desafios Matemáticos sejam uma ação da matemática no sentido de resolução de problemas”, explica Vanderley Aparecido Cornatione, integrante da Equipe Curricular de Matemática.

Estimular a criatividade será essencial para a criação do desafio. “O desafio é toda e qualquer situação que envolve matemática, toda situação desafiadora. Não precisa ser um desafio inédito. Se ele já foi publicado, é importante citar a fonte ou colocar adaptado pela equipe”, explica Otávio Yoshio Yamanaka, da equipe curricular de Matemática.

Nesta edição, serão selecionados 30 desafios matemáticos destaques, sendo 10 para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 10 para os 8º e 9º anos e 10 do Ensino Médio, e publicados em setembro.

Aprender matemática não ser um bicho de sete cabeças. Para Rosangela Valim, coordenadora da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), o projeto é uma oportunidade para estimular o gosto dos alunos pela disciplina. “Se envolvermos todos nesses desafios, a Matemática ficará mais atrativa e com isso os nossos resultados educacionais ficarão cada vez melhores. Já tivemos avanço e sempre estamos crescendo”, disse.

Desafios Matemáticos 2017

Na 1ª edição, participaram 85 Diretorias de Ensino, 997 escolas, mais de 120 mil alunos do Anos dos Anos Finais e mais de 100 mil alunos do Ensino Médio. E foram selecionados 15 desafios destaques, sendo sete do Ensino Fundamental e oito do Ensino Médio.

Confira uma das escolas destaque desta edição. Os alunos da unidade de ensino Professor Tacito Zanchetta criaram um projeto de ponte usando a Matemática que facilitará a vida da comunidade.

Clique aqui e inspire-se.

“Para mim foi gratificante saber que o nosso trabalho foi para frente”, professor Alexandre Ribas Silva da unidade de ensino.