• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/07/2018
A2img/Diogo Moreira
Ensino Fundamental

#CopadoConhecimento: Ciências Humanas estão na 4ª figurinha

Agora sim a sua coleção está completa, é só usar o aprendizado em sala de aula

O Brasil avança para as quartas de final e todos os brasileiros sentem que o Hexa está chegando. Mas, independentemente da conquista da seleção canarinho na Rússia, todo mundo sai ganhando com a Copa do Conhecimento, preparada pela EFAP e pela equipe de profissionais da CGEB. A quarta figurinha da coleção fala sobre Ciências Humanas, e o professor pode utilizar o tema para trabalhar a aprendizagem dos estudantes da rede estadual paulista.

Confira todas as figurinhas da Copa do Conhecimento

O futebol chegou ao Brasil após Charles Miller realizar uma viagem pela Inglaterra. Em pouco tempo, o esporte se tornou paixão nacional e fez do país referência mundial, o que rendeu o apelido de “país do futebol”. Os brasileiros são os únicos a participarem de todas as edições de Copa do Mundo, conquistando 5 títulos.

No entanto, você sabe como é visto o futebol pelos anfitriões da festa em 2018? Os russos fizeram seu primeiro jogo apenas em 1992. Antes desse período quem jogava era a União Soviética, possuidora de uma vasta tradição.

Com a figurinha número 4, é possível trabalhar com o Ensino Fundamental II e Ensino Médio as seguintes disciplinas: Filosofia, com reflexões sobre a associação dos processos da Copa e os da indústria cultural; Geografia/História, na pesquisa sobre os países participantes; e Sociologia, que dá para falar sobre como o futebol no Brasil foi fator de exclusão e preconceito, ao mesmo tempo em que passa a ser um fator de ascensão social de jovens negros.