• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/11/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Encceja: candidatos já podem consultar os locais de prova

Disponível no portal do Inep, Cartão do Participante informa número de inscrição, data, hora e opção de língua estrangeira

Os candidatos à certificação dos ensinos Fundamental e Médio, por meio do Encceja, já podem consultar o Cartão do Participante, no Portal do Inep. Nele, é possível ter acesso ao número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira escolhida. A recomendação é  que todos os participantes, principalmente aqueles com atendimento diferenciado, confiram os dados com antecedência. Clique aqui e acesse a página.

A avaliação acontece no dia 19 de novembro, em todo país. Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL), a avaliação será aplicada nos dias 21 e 22 de novembro. As provas serão disponibilizadas em dois turnos e os candidatos devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Horário Oficial de Brasília

No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – Ciências naturais, História e Geografia, para Ensino Fundamental; Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias, para Ensino Médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

Já no turno vespertino, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Os exames desse turno são de Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação física, Matemática e Redação, para candidatos do Ensino Fundamental. Candidatos do Ensino Médio, ainda no turno vespertino, farão provas de Linguagens e códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias.

Candidatos devem obter, ao menos, metade dos pontos possíveis

Tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do Ensino Fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para Ensino Médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Sobre o Encceja

O Encceja é destinado a aqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

Para o Ensino Fundamental, os participantes farão provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

Já no Ensino Médio a avaliação inclui itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

– Nesse link você encontra material exclusivo para estudar para o Encceja.

Na edição deste ano, 1.573.862 candidatos se inscreveram. Destas, 301.583 farão provas para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio.