• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/02/2018
A2img/Daniel Guimarães
Ensino Médio

#Enem: saiba como usar sua nota e se prepare para não perder as datas

Nota do exame pode ser usada na seleção para universidades estaduais e federais, de acordo com os critérios de cada programa

Uma das principais portas de entrada para o ensino superior – público ou particular, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado por alunos da rede estadual paulista matriculados na 3ª série do Ensino Médio, em novembro do ano passado. Com a nota, os candidatos têm a oportunidade de ingressar na universidade particular com bolsas de estudos e também em renomadas universidades públicas.

Veja quais programas utilizam a pontuação para o ingresso em universidades:

Prouni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame, desde que o candidato alcance a nota mínima de 450 pontos na média da prova. O processo seletivo estará aberto de 6 a 9 de fevereiro.

FIES: o fundo de financiamento estudantil oferece financiamento total e parcial em instituições particulares e também utiliza a nota do exame como um dos critérios de seleção.  Para participar, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. O processo de seleção estará aberto entre 9 e 23 de fevereiro.

Sisu: principal ferramenta de seleção nas universidades federais, o Sisu encerrou as inscrições em 26 de janeiro. Os candidatos que foram selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, as informações de local, horário e os documentos necessários para efetivar a matrícula até 7 de fevereiro.