Boas Práticas

Arquivo Público do Estado recebe visitas de estudantes do Fundamental

A partir da 2ª quinzena de janeiro, a agenda para visitas monitoradas ao APESP estará aberta a novas turmas

sex, 12.01.2018

Alunos do Ensino Fundamental da rede estadual paulista visitaram o APESP (Arquivo Público do Estado). As crianças, entre 10 e 12 anos, participaram da Oficina Infantil, organizada pelo Núcleo de Ação Educativa. A atividade apresenta o trabalho da instituição e a importância da preservação da memória.

Todos demonstraram muita curiosidade e disposição para entender o procedimento. Dividida em duas partes, a atividade começa com uma visita ao Centro de Preservação e, posteriormente, os alunos fazem outra oficina, a experimental, onde colocam as “mãos na massa”.

Durante todo o segundo semestre de 2017, 21 escolas da Educação participaram das visitas monitoradas do APESP. No local, também é apresentado aos estudantes um vídeo educativo que explica o que é um arquivo público, como um documento chega até o acervo permanente e o papel de cada setor da instituição.

A todos os participantes são disponibilizados equipamentos de proteção como luvas e máscaras, para que eles possam simular a higienização e a guarda das réplicas de documentos. Usando um bico de pena e tinta, eles reproduzem os documentos manuscritos.

A partir da segunda quinzena de janeiro, a agenda para as visitas monitoradas ao Arquivo do Estado estará aberta para novas turmas. Os educadores interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Ação Educativa, pelo e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2089-8190, para saber mais informações sobre a atividade.