Ensino Fundamental

Utilização de jogos de tabuleiros em sala de aula é atividade lúdica e desenvolve habilidades

Os profissionais podem baixar jogos de tabuleiro, da memória, quebra-cabeça e de erros e acertos

Existem diversas maneiras de levar o conhecimento aos estudantes da rede estadual, e uma delas é, sem dúvidas, a utilização dos jogos de tabuleiros. A atividade, além de lúdica, desenvolve as habilidades de raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de socialização e integração, além do bom relacionamento interpessoal.

Os jogos desenvolvidos pela Equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá foram criados para serem utilizados como ferramentas de auxílio às diversas atividades de campo e ainda em eventos de grande público. Os jogos didáticos são disponibilizados no site do instituto, em tamanho reduzido (A3), a fim de auxiliarem professores e educadores.

Jogos didáticos são ferramentas que buscam desenvolver habilidades de forma interativa e dinâmica. Além disso, facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados, possibilitando a capacidade de diálogo, argumentação e questionamentos de forma totalmente lúdica.

O método de criação dos jogos partiu da identificação de demandas junto aos programas de manejo e gestão de recursos naturais, no tocante aos temas principais: cuidado com o meio ambiente, uso sustentável da floresta, uso do solo e conservação dos recursos naturais.

Os jogos podem ser aplicados em atividades com públicos diferenciados, o que muda é o método de contextualização e conceitualização dos temas trabalhados (mais informações aqui).

Também constam disponíveis no portal do Instituto Mamirauá os infográficos produzidos. Foram inicialmente testados na Semana de Meio Ambiente (no munícipio de Uarini), e têm sido aplicados em atividades de campo, apresentando resultados satisfatórios.