• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/12/2018
Destaque

Escola da Família: aulas de Judô se tornam referência para comunidade

Em Monte Mor, E.E. Governador Mário Covas oferece aulas quinzenais aos sábados

Em Monte Mor, a Escola da Família da E.E. Governador Mário Covas é referência nas atividades promovidas com a comunidade escolar. Através do programa, muitas famílias têm a oportunidade de estabelecer um vínculo maior com as pessoas do bairro e se aproximar de diversos projetos culturais.

A unidade, da Diretoria de Ensino de Capivari, se tornou bastante conhecida na cidade pelas aulas de Judô que ministra com jovens da região. O projeto foi desenvolvido pelo vice-diretor do Escola da Família da entidade, João Agostinho.

“Corri atrás de um professor para atuar voluntariamente com os moradores do bairro. Além disso, também procurei parceiros para realizar doações (para auxiliar a implementação do projeto)”, afirma.

Desde março de 2017, a escola oferece aulas quinzenais de Judô aos sábados para a comunidade. As aulas, dessa forma, são ministradas pelo profissional de educação física e faixa coral, Davi Leandro dos Santos, que passou a reunir cerca de 35 alunos.

Destaque nacional e internacional

Rapidamente, o gosto pelo esporte tomou conta da garotada e, diferentemente do imaginavam, o projeto cresceu e impulsionou os pequenos atletas a participarem de campeonatos fora de São Paulo.

Em pouco tempo, eles passaram a integrar a Confederação Brasileira das Ligas de Judô (CBLJ) e a participar de importantes campeonatos no país. No meio do ano, por exemplo, os jovens viajaram para Santa Catarina e participaram do Open Internacional de Judô. O campeonato rendeu cinco medalhas para o grupo.

Já em novembro, eles participaram do 4º Campeonato Brasileiro de Judô, em Três Corações, em Minas Gerais, representando o Estado de São Paulo. Dos 43 atletas da comitiva, 9 eram da Escola da Família da Mário Covas.

Na competição, os alunos também subiram ao pódio. Paulo Gustavo, de 13 anos, ganhou medalha de ouro na categoria sub-15. “O Judô me fez conhecer novos estados, novas pessoas e aumentar a minha autoestima”, avalia o atleta.

Atualmente, o projeto é assegurado por doações, que são fundamentais para comprar uniformes, realizar inscrições e auxiliar no transporte da equipe para os campeonatos. Através dele e de outras ações do Escola da Família, a unidade de ensino contribui para colocar o esporte como um mecanismo de ascensão social na vida desses pequenos.