• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

Escola da rede arrecada óleo de cozinha em projeto ambiental

O produto é destinado a uma ong parceria que realiza o descarte correto

“Minha mãe junta o óleo em 10 garrafas pet e coloca no ecoposto da escola”. Depois de conhecer o projeto Renove, desenvolvido pela unidade de ensino Professor Tochichico Yochicava, em Suzano, o descarte de óleo de cozinha utilizado na residência da aluna Maria Julia de Medeiros, de 11 anos, deixou de ser feito no ralo da pia, por exemplo.

Desde 2012, a unidade de ensino recebeu um convite de uma ong para participar do projeto, cujo o foco é a preservação Bacia do Rio Tietê e evitar o descarte incorreto do óleo. “A partir daí, dizemos campanha com a comunidade, com os alunos, professores, funcionários, de orientação e conscientização do descarte correto do óleo”, explica a diretora da escola, Elisabete Pereira.

“A comunidade procura a nossa escola para fazer esse depósito do seu óleo no ecoposto, porque sabe que a escola é uma unidade idônea, que está preocupada com o meio ambiente”, completa.

Segundo a professora, o grupo de alunos da escola é extremamente empolgado para qualquer ação que a direção propõe mostrando os benefícios e estimulando o sentimento de pertencimento à escola.

“Eu acho muito importante, porque é uma forma que você não vai jogar no ralo e se jogar você vai poluir muitas coisas. Isso não deve ser feito”, aluna Leticia de Aquino Costa, de 12 anos.

E além da divulgação boca a boca, um grupo de 20 alunos criam estratégias para divulgar o trabalho. Os jovens saem às ruas para recolher o óleo, sempre acompanhados de funcionários da escola, com objetivo de ampliar a conscientização ambiental da sociedade.

O aluno Gabriel Henrique Alves de Lima já mudou o seu comportamento fora da escola. Hoje ele tem outras atitudes que podem fazer a diferença na luta pela preservação ambiental. “Eu tento não jogar papel de bala no chão, alguma coisa que eu derrubo eu pego. Eu quando vejo outra pessoa, eu até falo com ela”, completa.

Serviço
Posto de coleta de óleo – E.E. Professor Tochichico Yochicava
Endereço: Rua Fernando Antônio Renzi, 221, Miguel Badra, Suzano