terça-feira, 16/01/2018
A2img/Gilberto Marques
A Escola Que Queremos

Escolas da rede estadual paulista recebem mais de R$ 52 milhões para manutenção

Secretário Nalini faz vistoria em unidade na zona norte; dinheiro é destinado a reparos como pintura, pisos e sistema elétrico

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação José Renato Nalini participam nesta  terça-feira (16) de visita nas obras de manutenção e preparação para o ano letivo da Escola Estadual Professor Paul Hugon, na zona Norte da capital. Em 2018, as mais de 5 mil unidades da rede paulista receberão juntas R$ 52 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares. O valor por unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados e o teto é de R$ 46,6 mil.

“São verbas que o próprio diretor da escola administra. E nesta escola Paul Hugon, os 38 mil serão suficientes para fazer com que o alunado, quando chegue no dia 1 de fevereiro, encontre a escola com uma cara nova”, afirma José Renato Nalini, Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Com o repasse, as escolas podem contratar e acompanhar serviços de pintura, troca de torneira, limpeza da caixa d’água, fiação elétrica, revestimentos, troca de vidros, janelas e esquadrias, entre outros. Para intervenções de maior complexidade e que necessitam do acompanhamento de laudos e engenheiros – como a construção de quadras e ampliação de prédios –, a Diretoria Regional de Ensino responsável pela unidade escolar realiza um processo diferente que envolve uma autorização feita pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

A verba é destinada às unidades que atendem alunos do Ensino Fundamental (Ciclos I e II) e Ensino Médio. As unidades do CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos) também estão incluídas.

Além do fundo de prevenção, as escolas também são assistidas pelos núcleos de obras das Diretorias Regionais de Ensino.

Volta às aulas na rede

Este ano, as atividades escolares serão retomadas no dia 1º de fevereiro. A data é a mesma em todas as mais de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e foi publicada pela Secretaria da Educação de São Paulo no Diário Oficial.