• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/01/2019
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Férias: Conheça o acervo de algumas bibliotecas virtuais

Com simples cliques, é possível acessar livros raros, manuscritos, fotografias e mapas interativos

Seja nas férias ou no ano letivo, estimular o hábito pela leitura é sempre importante para desenvolver a capacidade crítica de crianças e jovens. Com as facilidades da internet, é possível acessar diversos livros sem sair de casa. E melhor, tudo de graça! 

Além de preencher o tempo livro, começar uma nova aventura é uma forma de conhecer novas histórias e viajar por vários lugares do mundo e da imaginação. Pensando nisso, separamos algumas dicas de bibliotecas virtuais que vão deixar as férias e a rotina escolar muito mais divertida:  

Biblioteca Digital MundialA página da Biblioteca Digital conta com livros, manuscritos e mapas interativos. É possível pesquisar materiais sobre 193 países por período de tempo, lugar e idioma.  

Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA biblioteca virtual reúne acervo fotográfico do IBGE, materiais de apoio à coleta de dados nas pesquisas realizadas pelo IBGE, mapas, livros e periódicos. 

Biblioteca Brasiliana Guita e José MidlinA página do acervo virtual disponibiliza livros, almanaques, manuscritos, entre outros conteúdos. O leitor pode fazer pesquisas por autor e assuntos como, por exemplo, História do Brasil e Literatura Brasileira. 

Project GutenbergSão disponibilizados mais 38.000 livros e o catálogo conta também com livros-áudios. A busca de obras pode ser feita por autor e títulos. 

Biblioteca Digital del Patrimonio IberoamericanoA página oferece acesso ao patrimônio cultural digital da América Latina. São disponibilizados materiais como, mapas, gravações de som, jornais e revistas, dentre outros conteúdos.  

Biblioteca Fernando PessoaConta com um acervo que pertenceu a Fernando Pessoa. O catálogo possui temas como, Matemática, Geografia, História e Biografias.