• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/05/2018
Ensino Fundamental

Jogo virtual ensina alunos a evitarem os riscos das chuvas de verão

Opção de diversão e aprendizagem, game criado em parceria com a Defesa Civil é indicado a estudantes a partir de 10 anos

Para se proteger de excessos de água, como no caso de chuvas em abundância, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza o game “Defesa Civil – A Aventura”. Livre e gratuito a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o jogo reúne mais de 100 desafios, apresentando alternativas de como agir em diferentes situações de risco.

Para acessar o “Defesa Civil – A Aventura”, basta o aluno  informar o número do R.A. (registro do aluno) no site da Evesp plataforma virtual interativa que abriga cursos de idiomas, pré-vestibular e desenvolvimento de habilidades.

Dividido em nove módulos, o jogo virtual é conduzido por um guia chamado Guto. A tarefa dele é apontar as condições de perigo e auxiliar os estudantes a encontrar as melhores estratégias para resolver os problemas. No caso de raios e trovões, o jogador aprende quais são os lugares mais seguros e os que devem ser evitados, os objetos que mais conduzem energia e a quem pedir socorro. Excesso de lixo, casas em terrenos irregulares e ausência de rotas de fuga são algumas das situações apontadas que merecem destreza do estudante, que desenvolve habilidades para ajudar a salvar vidas no mundo real.

A cada fase, o estudante encontra um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva – incluindo praias e rios –, construções próximas a encostas e lixo jogado em local inadequado. Para passar de etapa e acumular medalhas,  é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar a comunidade como evitar problemas. No final do game, o aluno recebe um certificado com destaque para as medalhas conquistadas ao longo do jogo.