quarta-feira, 26/12/2018

Kit Escolar 2019 terá desenhos de alunos e servidores da rede

Concurso #MinhaArteNaCapa selecionou 13 ilustrações para compor o material didático da rede

Em 2019, o Kit Escolar estampará desenhos de alunos e servidores da rede estadual de ensino. Através do concurso #MinhaArteNaCapa, as ilustrações selecionadas irão compor as capas do material didático do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.

Neste ano, a iniciativa propôs dois temas: “Cidadania em Ação” e “Alimentação Consciente”. Os participantes, dessa forma, desenvolveram diferentes desenhos sobre uma das duas temáticas. No final, foram escolhidas 13 ilustrações que melhor retrataram os assuntos.

De acordo com Raquel Fávero, membro da assessoria da secretária adjunta da Educação e uma das responsáveis pela iniciativa, o concurso não é uma competição e não estabelece um ranking entre os melhores. “A ideia não foi só selecionar um bom desenho, é importante também entender o conceito que ele traz e como o participante compreendeu o tema”, diz Raquel.

Em virtude da grande adesão do concurso no ano passado por parte dos alunos, as equipes da Secretaria da Educação decidiram também estender o projeto aos servidores.

“Pela qualidade das obras pude perceber toda dedicação e carinho dos alunos e servidores da rede. A seleção não foi uma tarefa fácil. Temos verdadeiros artistas”, afirma Andréa Angotti, membro da comissão de seleção do Concurso.

Entre os selecionados, está o da aluna Karoline de Almeida Honorio, da E.E. Dom Joaquim Justino Carreira, de Jundiaí. “Minha intenção ao fazer o desenho foi tentar mostrar às pessoas a importância da interação delas com a comunidade e a natureza. Quando se cultivam boas relações, florescem indivíduos únicos e ‘puros’’’, explica.

Já o servidor Guilherme Araújo Graciano, da E.E. Edésio Castanho de Ibaté, buscou ilustrar como patrimônios históricos, culturais e escolares são construídos e formados pelos cidadãos.

“Eles formam nossa existência, cultura e identidade. Dessa forma, monumentos da Grande São Paulo e de cidades do Interior de São Paulo constroem, com sua beleza arquitetônica, uma silhueta humana”, define.

Confira a lista de alunos e servidores que tiveram os trabalhos selecionados:

Elaine de Matos Givaldo – EE Professor Osvaldo Elci
Eduarda Emi Fujioka Hamaguchi – EE Luiz Martins
Beatriz Enes de Macedo – EE Parque Continental Gleba 1
Julia Soares de Oliveira – EE Prof.ª Helena Cury de Tacca
Filipe Aparecido Paoli Jupi – EE Prof José Jorge do Amaral
Stefany De Souza Hoshino – EE Maestro Antonio Mármora  Filho
Ohanna Aparecida Alexandre Gmeiner – EE Profº José Augusto de Oliveira
Talita Ferreira de Mello – EE Professor Antônio José Pedroso
Karoline de Almeida Honorio – EE Dom Joaquim Justino Carreira
Josineide da Silva Bernardes – EE Historiador Isaac Grinberg
Yasmin Luisa Marques Franco – EE Eng. Urbano Alves de Souza Pereira