• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/06/2018
Foto Divulgação
Boas Práticas

Luiz Gonzaga é homenageado em arraial, na capital paulista

“Miltão e o Rei do Baião” é o tema da Festa Junina da escola Milton da Silva Rodrigues

Muitas datas comemorativas são bastante aguardadas. No Brasil, além de Natal, Ano Novo e Carnaval, que são sinônimos de feriado prolongado, as festas juninas são o momento mais festejado do ano, em todo o território nacional. Cada região tem suas particularidades, mas a mais difundida é a cultura nordestina, e um dos protagonistas dessa conquista foi Luiz Gonzaga. Estrategicamente, o artista foi escolhido como tema do arraial “Miltão e o Rei do Baião”, que será no próximo sábado (16), na EE Professor Milton da Silva Rodrigues.

“O nosso Brasil é rico em cultura. Nós, enquanto escola, temos o dever de proporcionar aos nossos alunos a inserção das manifestações culturais, mantendo as nossas tradições de geração para geração, bem como a identidade da nossa nação”, afirma o diretor da unidade, professor Osmar Francisco de Carvalho.

O projeto Festa Junina da escola de ensino integral Prof. Milton da Silva Rodrigues tem sido um sucesso a cada ano, pois além de integrar a comunidade escolar, resgata valores culturais de todos os estados brasileiros, o que fortalece a cidadania em ações concretas culturais e participativas.

Em 2017, foram homenageados os estados do Norte e do Nordeste brasileiros. Este ano o projeto tem como tema “Miltão e o Rei do Baião”, uma homenagem ao cantor Luiz Gonzaga. Cada série, através de danças típicas, ficou à cargo de coreografar diferentes canções do artista. Do ponto de vista pedagógico, o projeto é interdisciplinar, envolvendo a teoria e a prática com pesquisas, enfeites, danças, comidas típicas e gincanas relacionadas ao tema.

Segundo o professor de História, Raphael Bueno, “do ponto de vista dos professores, percebemos o quanto os alunos têm valorizado os temas propostos para os projetos juninos”, conta. Em maio, foram desenvolvidas atividades teóricas, como os seminários, as pesquisas e os debates em todas as disciplinas. Nesse mês, estão sendo desenvolvidas as atividades práticas/artísticas, que são os enfeites, as danças, a organização das barracas e tudo o mais. O Diretor, com o apoio da APM – Associação de Pais e Mestres, montou uma comissão de festa junina que tem sido fundamental para a culminância do evento, pois conta com a participação de professores, funcionários, pais e alunos. “Esperamos que nossa festa seja um sucesso, assim como tem sido nos anos anteriores”, vibra Raphael.

Serviço

Arraial “Miltão e o Rei do Baião”

Quando: 16 de junho

Horário: das 10h às 18h

Local: EE Professor Milton da Silva Rodrigues

Endereço:  Rua João Cordeiro, 929 – Pirituba, São Paulo/SP