• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/02/2019
Boas Práticas

Mosquito transmissor da dengue pode ser combatido com dicas simples

Parceria entre Secretarias de Estado promete conscientizar e orientar a população sobre os riscos dos criadouros

Com as temperaturas altas e as pancadas de chuvas, é importante ficar atento aos criadouros de mosquitos. É nesta época, por exemplo, que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya, se reproduz com maior facilidade.

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo intensificou as estratégias de combate ao mosquito durante o mês de fevereiro através de visitas técnicas em serviços de saúde, videoconferências e capacitações de profissionais de saúde.

“As ações vêm sendo concentradas nas áreas de maior risco e onde, no ano passado, houve uma incidência maior de casos de dengue”, declara o governador João Doria.

Só no mês de janeiro, foram confirmados 4.595 casos de dengue no Estado, sendo que dez cidades concentram 77,4% das ocorrências. O início das iniciativas de prevenção e conscientização aconteceu no último dia 11 de fevereiro, em São José do Rio Preto e Andradina, região que tem cinco municípios com maior número de casos confirmados da doença neste ano.

“Este é um trabalho feito em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Defesa Civil e Artesp (Agência de Transporte do Estado de SP). Nós desenvolvendo atividades para mobilizar vários municípios paulistas para combater os criadouros”, explica Regiane de Paula, coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado.

Rede estadual de ensino

A iniciativa também contou com a participação das escolas estaduais paulistas, que desenvolveram diversas atividades pedagógicas com os alunos e a comunidade escolar sobre o assunto. Na última sexta-feira (15), mais de 5 mil escolas de São Paulo participaram do Dia D contra a dengue.

A finalidade foi mobilizar os estudantes para que levassem orientações e colocassem em prática, com suas famílias, amigos e vizinhos, as medidas para eliminar criadouros do mosquito transmissor de dengue, Zika e Chikungunya.

“As crianças e os jovens têm um poder transformador dentro da sociedade e é por meio da educação que nós vamos potencializar o combate a essa maldição que é a dengue”, afirma o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

Para o secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, essa parceria entres as Pastas garante troca de conhecimento e envolvimento que ultrapassa os muros da escola. “Esperamos que eles contribuam para levar tudo que aprenderem para suas casas, bairros e cultivem hábitos preventivos em suas vidas”, finaliza.

Combate ao mosquito

Para evitar que casas e apartamentos se transformem lugares propícios à reprodução do inseto, separamos algumas dicas. Vale lembrar que elas devem ser seguidas não somente no verão, mas ao longo de todo o ano. Confira:

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;

– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;

– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;

– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;

– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;

– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.