• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/02/2019
Ensino Fundamental

Parques estaduais são ótimas opções de passeios

As opções são para alunos e professores que gostam da natureza e praticar atividades ao ar livre

Os parques estaduais de São Paulo são excelentes opções para quem gosta de natureza e praticar atividades ao ar livre. Localizados na capital e no interior, os visitantes poderão conhecer também museus, bibliotecas, Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Instituto Geológico, Casa de Caboclo, aquário com as espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo.

Preparamos uma lista de parques com trilhas para alunos e professores que gostam de aventura para curtir sozinho ou em família.

  • Capital 

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) – Zona Norte

No local, é possível aprovar lagos, bicas, espaços abertos, além do Museu Florestal Otávio Vecchi e o marco do trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.

Endereço: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo

Parque da Juventude

Os visitantes podem praticar esporte, acessar internet gratuitamente no posto do Acessa SP, participar de cursos gratuitos no prédio da ETEC ou colocar a leitura em dia na Biblioteca de São Paulo.

Endereço: Av. Zachi Narchi, 1.309, Santana, São Paulo

Parque Ecológico do Tietê – Zona Leste

Uma das maiores reservas ambientais do Estado, o local serve de bacia de acumulação de água para o rio, evitando enchentes. Inaugurado em 1982, o local abriga o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, uma biblioteca e o Centro de Recepção de animais silvestres.

Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70, Cangaíba, São Paulo

 Parque da Água Branca

O parque é tombado como patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do Estado. O espaço mantém exposições permanentes no Instituto Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário com as espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo, e um relógio de sol que marca a passagem do tempo em vários países.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo

Parque Villa-Lobos

O parque possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo

 

  • No litoral de São Paulo

Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba

O parque possui diversas trilhas, como a Trilha Noturna, onde o turista pode avisar espécies de animais de hábito noturno, entre elas, os cogumelos bioluminescentes

Outro destaque é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.

Endereço: Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações ligue: (12) 3882-5999, das 14h às 17h, ou mande um e-mail para: nucleocaragua@hotmail.com.br.

As visitas precisam ser agendadas e os ingressos custam R$ 12 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

PESM – Núcleo Picinguaba

O espaço tem um grande lago, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além de diversas trilhas, o Núcleo reserva ainda uma visita pela Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda, onde os turistas poderão visitar a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira.

Endereço: PESM – Núcleo Picinguaba: Rodovia BR-101, km 08 – Ubatuba, SP.

Os interessados pelas trilhas devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail agendamento.picinguaba@gmail.com ou pelo telefone (12) 9707-2426. Mais informações pelo telefone (12) 3832-1397.