• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 23/12/2018
Crédito: A2 Fotografia / Daniel Guimarães
Lazer

Política da Meia Entrada: Professores também têm direito ao benefício

Com holerite e carteira funcional em mãos, docentes podem comprar ingressos pela metade do preço

Além dos estudantes, os professores da rede estadual paulista possuem o direito ao benefício da meia entrada em eventos artísticos e culturais. Basta apresentar o holerite atual e a carteira funcional no momento da compra do ingresso.

Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas também estão entre os beneficiados, mediante apresentação dos documentos.

“Eu acho que é um benefício bem bacana, pois é só apresentar o holerite para conseguir a meia entrada. Mas ainda acredito que poderia ser totalmente gratuito para professores”, comenta o professor de Matemática Pedro Real Neto, que leciona na E.E. Santos Amaro da Cruz.

Quem também sempre utiliza o benefício é outro docente de Matemática. Renato dos Santo Souza, que leciona na E.E. Francisco Milton de Andrade, conta que utilizou o holerite para comprar uma peça de comédia no Teatro Tuca, na zona Oeste de São Paulo.

“Esses benefícios são fundamentais para estimular os funcionários a participarem de atividades culturais. Tive o meu primeiro acesso a um teatro graças a esse benefício”, lembra o professor.

Estudantes

Para conseguir o desconto de 50%, o estudante deve apresentar documento de identificação estudantil, ou ainda um comprovante expedido pela Instituição de ensino que comprove o vínculo com o aluno.

“Eu uso a meia em estádios, museus, teatros… e eu acho que o maior benefício da meia entrada para um estudante é a oportunidade de ficar mais próximo da cultura”, avalia o aluno da E.E. Sapopemba, Daniel de Lima.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da CIMA (Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional), lançou o aplicativo “Minha Escola SP”.

A plataforma trouxe a carteirinha estudantil digital que vem com a fotografia, nome, série e unidade. Cada uma contém um QR Code para identificar o aluno dentro da rede.

O documento também pode ser visualizado off-line, após o acesso inicial. Um link para a carteirinha foi colocado já na página de abertura do aplicativo.

A estudante Alícia Ornelas, da 3º série do Ensino Médio da E.E. Professor Antonio José Leite, conta que já baixou a plataforma no celular. “Agora é muito mais fácil para garantir a meia entrada”, ressalta a jovem.

Nesta primeira fase de implantação, o aplicativo está disponível para celulares e tablets com sistema Android (basta baixar Minha Escola SP na Play Store).

Atenção! A meia entrada é Lei e todos os organizadores de eventos culturais e artísticos devem respeitá-la. Para que isso aconteça, se mantenha sempre informado e faça valer o seu direito. Aquele que negar este direito a algum estudante deverá pagar multas por danos morais e ver seu alvará de funcionamento ser suspenso. A pessoa que se sentir lesionada deve chamar a Polícia, ir ao Procon, abrir um Boletim de Ocorrência, ou, se for o caso, entrar com uma ação judicial contra o estabelecimento.