Notícia

#Professor: torne suas aulas mais dinâmicas com o Currículo+

Projeto tem como objetivo a recuperação de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática; saiba como usar

dom, 11.02.2018

Os professores da rede estadual podem contar com um reforço para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas usando a tecnologia. A plataforma Currículo+ tem como objetivo a recuperação de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática e estão à disposição dos educadores para uso em sala de aula.

São mais de 2 mil objetos de aprendizagem e ferramentas digitais, como o “Mentimeter”, que permite a elaboração de apresentações com maior interatividade, além de viabilizar a criação e a leitura de enquetes, nuvens de palavras.

Com o Currículo+, na E.E. Dep. Raul Pilla, por exemplo, as aulas de Matemática e Inglês nunca mais foram as mesmas. Tudo começou quando as professoras Priscila Rodrigues de Souza Martins, que leciona Língua Inglesa, e Fernanda Correia Vitorino, que dá aulas de Matemática, se juntaram para a eletiva “Imagine, Crie e Compartilhe”.

A partir do Currículo+, elas juntam os alunos na frente dos computadores e os orientam para que os mesmos criem jogos e desenhos animados. Juntamente com isso, os alunos devem responder algumas perguntas sobre as matérias e também utilizar fórmulas para dar vida aos projetos.

Projeto premiado

O projeto de recuperação de habilidades em Português e Matemática recebeu menção honrosa no Prêmio Mario Covas 2017, momento em que a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou a Lei que libera o uso de aparelhos eletrônicos como ferramenta pedagógica em sala de aula.

Na categoria Melhor Serviços Prestados aos Cidadãos, o projeto Aventuras Currículo+, que apresenta estratégias diferenciadas para a recuperação de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos, com o uso das tecnologias para tornar a aula mais diversificada e dinâmica, foi o destaque da premiação.

Wi-fi e banda larga na rede estadual

Até outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A novidade faz parte do novo plano tecnológico anunciado pelo governo de São Paulo e que irá modernizar a rede. A instalação da internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática. As unidades que participam do Escola da Família também poderão utilizar a conexão aos fins de semana, em áreas indicadas por cada equipe gestora.

O sinal também estará mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada. Importante: o monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.