terça-feira, 16/09/2014
Professores e Funcionários

Saiba como a avaliação de aprendizagem em processo é aplicada na rede estadual

Cerca de 3 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio são avaliados

Duas vezes por ano, em fevereiro e agosto, os estudantes matriculados na rede estadual de ensino participam da Avaliação de Aprendizagem em Processo. São avaliados mais de 3 milhões de alunos a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

O objetivo da avaliação é diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos matriculados na rede estadual de ensino. Os estudantes respondem ao caderno de perguntas formado por redação, questões dissertativas e de múltipla escolha. O questionário é baseado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, obedecendo ao conteúdo previsto no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Todos os docentes da rede recebem o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, material de apoio desenvolvido por especialistas da Educação para sugerir formas de trabalho dentro da defasagem de cada ciclo.

O resultado final da Avaliação de Aprendizagem em Processo é utilizado para orientar os professores, desenvolver novos programas e projetos que contribuirão para a melhoria do ensino público.