terça-feira, 03/04/2018
Notícia

#Professores: inscrições abertas para oficina gratuita de aprimoramento do Senac

A 12ª edição da Sala de Educadores tem início em 14 de abril, com o tema “Aprender a aprender no século 21”

Os professores da rede estadual paulista ainda podem se inscrever para participar da 12ª edição da “Sala de Educadores”. A iniciativa, realizada pelo Senac São Paulo, é gratuita e estimula o debate e a troca de experiências com profissionais da área. O tema de 2018 é “Aprender a aprender no século 21”, em referência à concepção de educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

– Clique aqui para se inscrever, conferir a programação completa e escolher a unidade de sua preferência.

Realizado desde 2006, o evento é destinado a educadores dos setores público e privado, diretores e coordenadores de ensino e demais interessados no assunto. “A Sala de Educadores acompanha as transformações do campo educacional a fim de incentivar a reflexão sobre os desafios da área e contribuir para a formação profissional dos educadores. Além disso, temos como premissa propiciar ao público um espaço de compartilhamento de vivências, de troca de ideias e de construção colaborativa de novas formas de atuação e transformação social”, explica Karoline Pinto, coordenadora da área de educação do Senac São Paulo.

Neste ano, a iniciativa vai proporcionar o debate de temas em evidência na sociedade e que merecem reflexão no campo do ensino, como diversidade em sala de aula, inteligência emocional, políticas públicas, comunidades de aprendizagem, educação para trabalhadores, trabalho por projetos, pedagogia social, metodologias participativas, design thinking, metodologias ativas de aprendizagem, interface entre saúde e educação e saúde vocal.

Os temas e a programação serão definidos ao longo do ano conforme a demanda local de cada unidade da rede Senac.

Acontece na capital

O Senac Penha será a primeira unidade na capital a promover a Sala de Educadores, no dia 14 de abril, das 9 às 12 horas. O doutor em filosofia da educação e coordenador da pós-graduação do Senac Santo André, Lupércio Aparecido Rizzo, vai ministrar a palestra gratuita Metodologias Participativas.

“Para mim é motivo de alegria participar da sala dos educadores do SENAC. Trata-se de uma iniciativa extremamente positiva de incentivo ao aprimoramento dos profissionais da educação e de democratização dos temas voltados ao desenvolvimento da sociedade. É, sem dúvida, um movimento que visa não apenas expandir os muros das instituições de ensino, mas sobretudo, eliminá-los”, afirma Lupércio Aparecido Rizzo.

O bate-papo abordará os papéis desempenhados por educadores e educandos em sala de aula. A aplicação de metodologias participativas permite que o docente adote a função de mediador diante das situações apresentadas possibilitando aos alunos uma participação efetivamente autônoma no processo educativo.

Data Tema Horário Local
14/4 Palestra: Metodologias Participativas X Autonomia do Aluno X Papel do Professor 9h às 12h Senac Penha
12/5 Debate: Diálogos sobre Educação para Trabalhadores 9h às 15h Senac Francisco Matarazzo
22/5 Palestra: Trabalho por Projetos 19h às 22h Senac Lapa Tito