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quinta-feira, 21/02/2019
Ensino Fundamental

Projeto Guri oferece vagas remanescentes na capital e Grande SP

Mais de 6,7 mil vagas estão disponíveis para crianças e jovens que desejam ingressar no universo da música

Moradores da capital e da Grande São Paulo interessados em aprender um novo instrumento musical em 2019 podem fazer parte do Projeto Guri, um dos maiores programas socioculturais brasileiros. São mais de 6,7 mil vagas remanescentes disponíveis em 46 polos.

A iniciativa, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos nos períodos de contraturno escolar.

Para se cadastrar, é necessário estar matriculado em uma escola regular e comparecer a alguma unidade do Projeto. Vale ressaltar que não é necessário ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

– Clique aqui para encontrar o polo mais próximo

Para a assessora de projetos especiais do Guri, Deborah Lobo, é importante estimular a criação individual e coletiva dos jovens que participam do Projeto. “A nossa ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, explica.

Na capital, o aluno do polo Julio Prestes, João André Pereira Nunes, de 18 anos, comenta que fazer parte do Projeto é uma oportunidade incrível na vida dos jovens. “O Guri abre muitas portas para a galera. Tem bastante entrosamento entre os professores e alunos e eu acho isso demais”, diz.

Música que transforma

Através do Projeto Guri, mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O intuito é fortalecer a formação das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados, bem como difundir a cultura musical em sua diversidade.

“O guri me proporciona crescimento pessoal e musical, e o que eu mais gosto é de participar das apresentações musicais e interagir com os alunos”, afirma o jovem Vinícius Ioti Rossi, ex-aluno de trombone do Polo Vinhedo e atual integrante do Grupo de Referência de Jundiaí.

De Herculândia, no interior do Estado, Daine Monteiro conta que faz 3 anos que seu filho faz parte do Projeto. “Tem sido muito bom para ele, esse contato com a música só faz bem para as nossas crianças”, completa.